Sociabilidade, termo sinônimo de sociável, refere-se aquele individuo que é aberto ao convívio social, afável. Muito ligado à Sociologia, a sociabilidade virtual refere-se a capacidade dos indivíduos de estabelecerem relações e convívios sociais no mundo virtual e digital, através da rede mundial de computadores, a internet, utilizando, para isso, de sitios especializados em relacionamentos e agrupamentos sociais, como o Orkut, MySpace, Facebook, Twitter, etc.
Muitas pessoas vêem a internet e os sites de relacionamento como um espaço em que não precisa ter medo de mostrar quem você quer ser. Tem gente que no dia-a-dia tem vergonha de dar sua opinião e as vezes até de desejar um bom dia para alguém, mas que em um bate papo na internet pode chegar a ser a mais comunicativa de todas, por que na verdade ela quer ser assim, mas algo no mundo real a faz se sentir retraída e prejudica o seu eu verdadeiro e na internet esta pessoa consegue quebrar essas barreiras e viver sem medo.
Mesmo assim essa sociabilidade virtual pode prejudica a sociabilidade pessoal, porque os usuários desta nova forma de se socializar passam a não se importar mais em ter o contato mais próximo com alguém, basta entrar na internet e se comunicar, por exemplo, algumas pessoas marcarem de conversarem por MSN no lugar de marcarem em um local em que todos possam se ver sem fazer parte deste meio virtual. Dando como exemplo algo que passei e que muito provavelmente muitos de vocês que estão lendo este post já devem ter passado, irei citar um trabalho de faculdade que estava fazendo semestre passado. Eu minha equipe, que eram 5 pessoas ,tínhamos um trabalho para fazer e ele foi todo feito por internet, por conversas virtuais, daí lembrei de como tudo mudou, pois quando eu estudava a 5° série, todos da equipe se juntavam na casa de alguém e ali nos socializávamos ; um em frente ao outro. Hoje o que está a minha frente é um computador.