quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Hipertexto

O hipertexto é como um texto dentro de um texto que está dentro de outro texto... , é uma ferramenta já usada há muito tempo, foi introduzida na internet no início dos anos 90 quando a rede estava começando a se popularizar na sociedade. A importância do hipertexto está na teia de informações que ele pode desenvolver, abordando assuntos dos mais variados dentro de um mesmo texto, mesmo que indiretamente.
A idéia original de hipertexto era aproveitar processamentos eletrônicos de dados para organizar grandes quantidades de informações que poderiam sobrecarregar um leitor. Duzentos anos atrás, a imprensa tornou possível uma inovação semelhante, a enciclopédia, prima mais velha do hipertexto, que fazia algo semelhante, porem de um modo bem mais arcáico. O bom do hipertexto é não ter o tamanho físico de alguns livros, mas sim de ter capacidade de fazer o leitor navegar em estruturas de pesquisa cada vez mais complexas. Atualmente, aumentos adicionais na capacidade humana de processamento de informação parece mais ligada ao desenvolvimento de sofisticadas ferramentas de busca automatizada, embora a tecnologia atual apresenta possibilidades que permanecem longe de ser plenamente explorado.
Hipertexto, embora ainda útil para seu objetivo original de organizar grandes quantidades de informações, torna-se uma interface gráfica simples e de uso geral que se encaixa perfeitamente no modelo cliente-servidor cada vez mais popular. Não parece difícil imaginar um dia quando as ordens de restaurantes, por exemplo, serão tomadas através de um terminal de hipertexto na mão do cliente, retransmitidas diretamente para a cozinha, para a preparação, e simultaneamente, registrados em um banco de dados para a conta no final.
O sentimento de comodidade e facilidade gerada por um hipertexto é proporcional a sua capacidade de facilitar o aprendizado. Exemplo: imagine um aluno de colégio em uma aula de biologia tendo que estudar toda estrutura de um sapo, orgãos, esqueleto, textura da pele... e nesse momento ele tivesse acesso ao hipertexto, provavelmente o aprendizado seria bem mais rápido do que simplesmente ter um enorme livro de biologia ao lado. Outro bom exemplo seria um viajante chegando em uma nova cidade, pegando seu telefone celular com acesso a internet e através de um texto apenas, ter todas as informações da cidade ultilizando o hipertexto.

5 comentários

  1. acho q hj em dia eh dificil vc n encontrar alguma coisa que n esteja ligada a outra!

    ResponderExcluir
  2. Emanuel, este verbete é muito importante. Desenvolva melhor, fale exemplos, faça uma reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Meu verbete também é sobre hipertexto e eu achei algumas coisas importantes nesse site
    http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/
    Dá uma olhada, que com certeza vai te ajudar a desenvolver melhor o verbete.

    ResponderExcluir
  4. Já ia falar que o verbete da Cecília é o mesmo que o seu! Hahaha :)
    Acho uma boa mesmo tu dar uma olhada tanto no verbete dela e no site que ela deu... é bom exemplificar mais, desenvolver melhor o verbete. Hipertexto é um negócio complicado de entender...

    ResponderExcluir
  5. Hipertexto
    Vendo e etimologia da palavra, o prefixo hiper (em grego significa sobre, além), nos mostra uma superação em relação às limitações na linearidade de um texto escrito. O hipertexto é um texto em formato digital, onde existe a união de um conjunto de informações de todo tipo de mídia, seja na forma de um texto, como também vídeos, imagens e sons, tornando a consulta muito mais fácil é atrativa, já que possibilita o caminho a ser percorrido a escolha do usuário, tudo isso através de links, que tem a função de conectar esses diversos conjuntos de informações. O hipertexto mais conhecido é usado pela maioria diariamente, que é a internet.
    Ele tem como características que o diferem de um texto normal, como a Simultaneirda de produção e circulação da informação, é uma estrutura veloz e com espaço praticamente infinito de armazenamento de informações. Também tem como características a ausência de limites, dessa vez não limites espaciais, mas sim sobre a infinidade de significados para cada sentido. Temos também a interatividade, que nos faz achar que temos total controle sobre aquilo, além de um dinamismo e de uma fácil acessibilidade a qualquer informação.
    Podemos usa o Hipertexto na educação, pois ele pode impulsionar o alunoo à pesquisa e à produção textual, pois a aprendizagem acontece por descoberta, já que ao tentar localizar uma informação, os usuários participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento. Assim como também pode ser usado no desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação para estudantes que não podem comparecer fisicamente ao local onde o conhecimento está sendo passado.
    Mas nem só de pontos positivos o Hipertexto é feito, algumas características que são apontadas como vantagens as vezes também se tornam um problema, como essa toda não linearidade da informação exigir atenção redobrada para que o foco do usuário não acabe indo para outros lugares.

    Júlio César Alves Lopes 35AB

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall