A contemporaneidade diz respeito aos tempos recentes, dos últimos vinte anos, e pode-se considerar a marca desta época o fenômeno da globalização ou da mundialização. Uma das grandes características da pós-modernidade são as grandes mudanças que ocorrem na sociedade, seja ela em qualquer campo, como na política, arte, economia, ciência, técnica, educação, relações humanas, etc. As comunicações ultrapassam quaisquer limites ou barreiras nacionais dos estados, estabelecendo apoiadas na alta tecnologia, um fluxo rápido e em moto contínuo de dados – sons, imagens e textos cruzando o planeta, sem controle e sem limites, abertos. “A globalização alteraria as noções de tempo e de espaço, desalojaria o sistema social e as estruturas fixas e possibilitaria o surgimento de uma pluralização dos centros de exercício do poder”. Stuart Hall
Com essas novas tecnologias podemos perceber o quanto ela se torna mais útil na vida do individuo pós-moderno. Estamos completamente atraidos por esses novos meios tecnologicos, e que são mostrados de tal forma, que se não comprarmos as grandes novidades que vão surgindo e deixando as antigas para tras,ficaremos praticamente de fora de certos grupos sociais. Esses novos aparelhos são mais rapidos, pequenos e cada vez menos manupulados por nós. Um outro meio bastante utilizado ultimamente é a internet e as redes sociais, fazendo com que tenhamos uma maior interação com pessoas da mesma cidade ou de outro país. Mas todas essas novidades tecnologicas fazem também por outro lado perdemos o contato pessoal, a maneira de se socializar com as pessoas mudou bastante, nessa nova cidade transformadora. E nesta sociedade de informação estamos reaprendendo a conhecer e integrar o ser humano no uso dos diferentes meios tecnológicos.
Texto do Stuart Hall
http://www.macvirtual.usp.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFellipe, seu texto está muito parecido com o da USP. Faça uma reflexão pessoal e uma relação com os debates que tivemos em sala. A pós-modernidade é um tempo complexo, cheio de possibilidades e limitações. Como as novas tecnologias são formadoras e transformadoras desta pós-modernidade?
ResponderExcluir