A palavra "so.ci.a.bi.li.da.de", do latim sociabile+i+dade, refere-se à: 1 Qualidade de sociável. 2 Tendência natural para não viver isolado, mas sim em sociedade. 3 Apresentação e maneiras de quem vive em sociedade. 4 Urbanidade.
A partir dessa característica natural do ser humano, é possível pensar em novos campos de se relacionar por meio das tecnologias da informação e comunicação. Como disse Pierre Levy, o apetite para as comunidades virtuais encontra um ideal de relação humana desterritorializada, transversal, livre. As comunidades virtuais são os motores, os atores, a vida diversa e surpreendente do universal por contato.
A sociabilidade no mundo virtual permite uma série de reflexões. É perceptível, por exemplo, a participação ativa em diferentes “tribos cibernéticas”, conhecer pessoas em várias partes do mundo, entre outros aspectos positivos. Deve-se considerar, entretanto, de que maneira nós nos apresentamos nessas redes sociais? Que imagem nós projetamos nesses perfis para que os outros nos vejam?
Outra ideia é sobre como esta nova sociabilidade pode interferir negativamente nas relações, como, por exemplo, separar as pessoas. Já se foi ilustrado em sala de aula sobre a reunião de amigos em um shopping que só se comunicam pelo celular ou pelo MSN. E vocês, o que acham? Quantos de nós não já estivemos preocupados com alguma rede social que deixamos de aproveitar o momento presente? Vale a reflexão...
Muitos acham que é uma sociabilidade "artificial", sem nada que a fixe. Uma sugestão é ver algo do Arlindo Machado e do André Parente. Eles falam muito bem este este tema.
ResponderExcluirCom esta nova forma de se socializar as pessoas ficam muio mais à vontade de ser quem elas são, sem ter vergonha de se mostrar, mas que por muitas vezes é um risco se não usada com cuidado. Um exemplo de uso dessa sociabilidade digitale virtual que deu muito certo são as pessoas adeptas aos flash mob que se organizam por conversas e ensaios virtuais para proporcionar um momento divertido como este do link logo abaixo, talvez se tivesse sido um contato mais direto e não virtual, não teriam conseguido proporcionar este momento de união entre muitas pessoas...http://www.youtube.com/watch?v=XZt9NDwsUOc
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVi, adorei suas imagens ! Me identiquei muito com a primeira ! hahahaha :)
ResponderExcluir"gerando diferentes culturas das que conhecemos na sua forma convencional, e permitindo a geração de contra-culturas"
ResponderExcluirO que seria essa contra-cultura, Vi?