De maneira geral Cibercidade é um espaço onde uma cidade e os serviços oferecidos por ela são disponibilizados no meio virtual, como acesso a bancos, fazer compras, até mesmo uma Biblioteca Virtual, complementando o mundo em que vivemos hoje. Essas Cibercidades tem o objetivo de aproximar os cidadãos das novas tecnologias da informação e da comunicação para promover o acesso à informação, integrar a cidade física com a nova realidade do mundo em rede.
No texto "O que é Cidade Digital?" de André Lemos, é apresentado uma definição para este termo:
“Cibercidade nada mais é do que um conceito que visa colocar o acento sobre as formas de impacto das novas redes telemáticas no espaço urbano. Redes de cabos, fibras, antenas de celulares, espectro de ondas de rádio permitindo uma conexão wi-fi [8], entre outras, estão modificando a nossa vivência no espaço urbano através do teletrabalho, da escola online, das comunidades virtuais, dos fóruns temáticos planetários.”
Cibercidade é o mundo real em combinação com o digital.
Cibercidades desburocratizam cidades reais
"Imagine uma cidade informatizada na qual todas as coisas podem ser resolvidas num passe de mágica. Isso já é possível na Cibercidade, também conhecida como Cidade Digital. Nela, o acesso à internet e à informação é público, gratuito e nada burocrático. Existiria, por exemplo, um hospital onde as pessoas poderiam chegar com um cartão magnético individual e, ao passá-lo em uma máquina, ter acesso aos seus prontuários. É assim que a Cibercidade funciona na prática." (Rodrigo Zavala)
É isso mesmo Raíssa! Mas será que vivemos hoje em cibercidades? Como esta vida digital está nos transformando?
ResponderExcluirCom certeza vivemos em cibercidades. Não há como viver onde em dia sem o mundo virtual, pois ele está em todos os lugares, até nos mais remotos. Tudo hoje em dia vem sendo cada vez mais influenciado pela expansão tecnológica. Não há mais como negar esse sua força intensa e sua forma de se hegemonizar.
ResponderExcluirAndré Lemos
“Vivemos na cidade e sentimos sua transformação a cada dia. As novas tecnologias de comunicação e informação estão reconfigurando os espaços urbanos bem como as práticas sociais desses mesmos espaços.”
Para mim, o ciberespaço (cibercidades) não se limita a um lugar fixo, como tinha-se na economia passada, mas as informações fazem surgir uma sociedade com fluxos planetários de informações (informação, ou seja conhecimento, gera, informação, conhecimento)
ResponderExcluir