"Os dispositivos móveis mudaram a vida das pessoas..."
Já imaginou você visitando uma cidade, desconhecida para você...
...Você acaba se perdendo e não há pessoas que possam te indicar o caminho certo...
...complicado não??
Hoje é possível você está em qualquer lugar do mundo sendo guiado por um GPS com informações confiáveis, assim, aproveitando toda a viagem e não perdendo tempo perdido!
As práticas sociais da cibercultura, como blog, e-mail, bate-papo, redes sociais, estão aos poucos transformando o espaço de fluxo e de lugar. Basta estar conectado que você se comunica com várias pessoas em diversos lugares do mundo. Ao contrário do que muitos pensam, a internet não proporciona uma maior comunicação entre as pessoas, segundo André Lemos. A grande preocupação de estudiosos será fazer da inter-relação de espaços uma ferramenta ideal para a redemocratização , de movimento e aquecimento do espaço público, melhoria da cidadania e da vida social.
"Pode-se definir como comunicação móvel aquela onde existe a possibilidade de movimento relativo entre partes ou as partes sistêmicas envolvidas".
Um bom exemplo de comunicação móvel é o celular, além de tornar a vida muito mais simples, permite a comunicação em movimento, conexão a rede em vários lugares, tendo acesso a sites, redes sociais, e-mail. Os dispositivos móveis, como são chamados produtos e equipamentos tecnológicos que permitem a comunicação móvel, estão em constante evolução, suprindo necessidades e se adaptando a vida das pessoas.
Muito se discute sobre as vantagens e desvantagens trazidas pelas novas tecnologias, para alguns essas ferramentas mudaram a maneira das pessoas de se expressarem e de pensar, mudando nossa cultura. Lívia Coelho Ferreira fala em seu artigo: A revolução das tecnologias de informação e comunicação: consequencias sociais, ecoômicas e culturais; fala que essa "nova era" de revolução tecnológica, será pautada na liberdade individual e que permitirão processos fundamentais de nossa sociedade, como comunicação, educação, economia. Mas elas também aborda uma outra realidade, uma realidade dominado pela elite e um novo tipo de classe excluída: pessoas carentes de comunicação. Para a autora, as grande transformações não dependem da evolução das ferramentas tecnológicas, mas sim, da maneira que são utilizados e organizados.
Fonte:
Se fala muito hoje da produção de conhecimento em trânsito, em movimento. Uma dica é você falar um pouco das consequências sociais dessa comunicação móvel.
ResponderExcluirCada vez mais que eu leio os posts do pessoal da sala mais eu vejo o quanto eles se relacionam com o meu verbete: digital. O verbete da Taís se relaciona bastante com o meu, já que eu falo de comunicação digital - facebook, twitter, msn, celular, etc. - e, claramente, a comunicação digital é uma comunicação móvel.
ResponderExcluirFalando em celular, que hoje serve pra tanta coisa além de uma simples ligação, o que seria de nós sem um, né? Se passa algumas horinhas com problema de rede, já é caos.
ResponderExcluir