quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Espaço Urbano

O espaço urbano é uma abstração do espaço social, que é o espaço total. Atribui-se, ao termo urbano, o que se considera próprio das cidades. Não se deve fazer referência ao urbano apenas pelo espaço físico das cidades, mas também pela sua organização social, política e econômica e também pelo modo de vida típico das cidades. Assim, o espaço urbano extrapola os limites físicos das cidades, pois essas características também são encontradas em parcelas do espaço rural. É um dos elementos de estudo o espaço urbano constitui de meios,quais esses são: grande expansão; prédios e etc. O espaço urbano contem alem de prédios, vários condomínios de luxo, lixo, é o descaso da população com as cidades. Fonte: Wikipédia


Organização espacial é o nome que se dá ao conjunto de uso da terra que pode ser chamado também de espaço urbano (também chamado de centro urbano ou área urbana). Vivendo em sociedade, tanto homens e mulheres se tornam seres sociais, criadores de uma cultura. O espaço urbano se caracteriza pela aglomeração de pessoas, pelo fluxo tanto social como econômico e politico, pois o espaço necessita de ordem e economia para o seu próprio desenvolvimento e para que as pessoas alcancem uma vida cada vez melhor. É pelo fluxo social que a economia vai se transformando e modificando a vida dessas pessoas, sem a política e sem a economia como poderia uma área urbana se desenvolver? E qual a importância desse fluxo social para o espaço urbano? Bom, a questão aqui é que tanto a política como a economia dependem do fluxo humano, assim como o desenvolvimento de uma área também depende deste mesmo fluxo social.
As cidades trazem transformações históricas pois passam por vários processos na arquitetura, na cultura, etc. Essas transformações históricas causam grandes mudanças no espaço que cada vez mais se desenvolve e assim causadora de uma paisagem formada por prédios, condomínios e o próprio lixo que é o grande desleixo dessas áreas urbanas. Pode ser formado por grupos com múltiplas identidades, falando mais de uma língua ou tendo mais de uma religião. Há também conflitos de nacionalidades como: diferenças socioeconômicas, disputa por riquezas e o aumento de migrações por necessidades econômicas que é o que chamamos de processo de urbanização. O meio urbano é cada vez mais um meio artificial encoberto pelas obras do homem, edifícios e industrias entre outros nesse meio, diferente do espaço rural que não possui prédios e nem industrias, é tudo bem mais simples do que o espaço urbano. Há também o que chamamos de aglomeração urbana que resulta de uma expanção urbana que são:


Conurbação, é o encontro de duas ou mais cidades próximas em razão de seu crescimento, exemplo: a ponte do rio Niterói, localizada no Rio de janeiro que liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói.
Metrópole, corresponde a cidade principal, que possui os melhores equipamentos urbanos de um país, exemplo: a cidade de São Paulo.
Região metropolitana, é o conjunto de áreas próximas e integradas socioeconomicamente a uma cidade principal, exemplo: a Região Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Grande São Paulo que reúne 39 municípios do estado de São Paulo em intenso processo de conurbação.
Megalópole, é o encontro de várias metrópoles. Exemplo: Rio-São Paulo.



2 comentários

  1. Esse verbete da Wikpédia faz a gente pensar... mas deixa perguntas também: o espaço urbano seria apenas social? Seria um espaço político e econômico também? O que VOCÊ entende por espaço urbano?

    ResponderExcluir
  2. O espaço urbano é social mas é também um espaço político e econômico sim, pois não há só fluxo humano, o espaço precisa de ordem e economia para continuar a crescer, pois cada individuo necessita do trabalho, do meio econômico, precisa usar do seu espaço para a sua própria sobrevivência.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall