quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O que você pensa sobre a palavra digital?

A palavra digital deriva de digito, que por sua vez procede do latim digitus, significando dedo.
Normalmente com os dedos só é possível contar valores inteiros. Por causa dessa característica, a palavra digital também é usada para se referir a qualquer objeto que trabalha com valores discretos. Ou seja, entre dois valores considerados aceitáveis existe uma quantidade finita de valores aceitáveis.
Digital não é sinônimo de eletrônico: por exemplo, o computador eletrônico pode ser chamado de digital porque trabalha com o sistema binário, que é simbolizado por uma sequência finita de zeros e uns, qualquer que seja o tipo de dados. Porem, hoje em dia, não se consegue desvincular a palavra digital do sistema informático e de tecnologias ligadas a computação.
Tecnologia Digital x Analógica
Na tecnologia analógica, uma onda é registrada ou usada em sua forma original. Então, por exemplo, em um gravador de fitas analógico um sinal e capturado diretamente através do microfone e colocada em uma fita. A onda do microfone e analógica então a onda da fita também e analógica.
Já na tecnologia digital a onda analógica e usada por amostra em um intervalo, e então transforma-se em um números que são armazenados no dispositivo digital. Em um CD, o ritmo de amostra é de 44 mil por segundo, isto é, em um cd existem 44 mil números armazenados por segundo na música. Para poder escutar a música os números e uma onda de voltagem que e bem parecida com a onda original.
Vantagens da tecnologias digitais são:
1- A gravação não se perde com o passar do tempo: Enquanto os números poderem ser lidos, você sempre terá a mesma onda. Já na analógica a fita pode morfar com facilidade muitas vezes perdendo uma gravação importante.
2- Maior facilidade de edição de um arquivo digital em relação ao analógico, porque o digital você pode passar o arquivo para seu computador e fazer a edição, já no analógico você tem que ter uma ilha especial para pode editar.

3 comentários

  1. Fiquei pensando em exemplos do "digital" fora do computador...

    ResponderExcluir
  2. Também tô falando de digital e eu acho muito complicado entender essa parte dos valores discretos. Assim como a Alessandra, fiquei pensando em exemplos de digital que não sejam o computador e uma câmera digital. Existe um outro exemplo do "digital" que não sejam esses dois?

    ResponderExcluir
  3. A televisão digital, por exemplo, tem maior qualidade que a analógica por ter a possibilidade de enviar mais informações (como a qualidade da imagem) por um meio mais simples.
    Esse meio mais simples é a parte dos "valores discretos", pois a informação é transmitida através de um código numérico que consiste em dois números: 1 e 0.
    A seqüência desses numeros é que são "traduzidos" pela televisão digital, por exemplo, com maior facilidade e rapidez.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall