quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Digital


Como diz no próprio dicionário, digital vem de dedos, algo que pertence aos dedos. Daí, a digital que consta no nosso RG. Além disso, é possível se ver bastante hoje em dia, lugares como clínicas hospitalares que usam do recurso digital para reconhecer um paciente.
Mas nem só disso consta o verbete digital. Ele também pertence ao campo eletrônico, aos computadores, às maquinas fotográficas digitais e por aí vai.
Disso, é importante salientar a diferença entre aquilo que é analógico e aquilo que é digital. Se conhece muito bem, o processo analógico para se revelar fotografias. Mas qual seria a diferença exata entre o analógico e o digital?

A diferença é que os analógicos realizam operações aritméticas por meio da analogia, isto é, representação de fenômenos por meio da semelhança. Ou seja, os números não são trabalhados, é feita a analogia direta. Já aquilo que chamamos por digital trabalha diretamente com números e sistemas binários, isto é, as operações são diretamente com os números - por assim dizer.
Outro modo de se esclarecer a diferença entre o analógico e o digital é o seguinte: o formato analógico, usado primeiramente para a transmissões de áudio e vídeo, é aquele o qual as próprias ondas físicas - ondas sonoras, para o áudio ou luminosas, para os vídeos - são copiadas para uma mídia ou enviadas pelo ar.

A meu ver, é bastante complicado definir de maneira exata o que significa o digital. Quanto mais se é pesquisado sobre o assunto, mais se pode encontrar coisas que o envolvem . Por exemplo: se eu jogar a palavra no site de busca Google, vão aparecer diversos links a respeito da convergência digital, câmeras digitais, pagamento digital, ofertas de produtos digitais, mas nunca sobre o que é o digital.
O próprio Wikipédia não possui uma definição para o termo. Ao contrário de se aparecer um texto corrido com as devidas definições, vários hipertextos aparecem, falando de um circuito digital, sinal digital, públicos digitais e, até mesmo, do VoIP (uma forma de telefonia digital).

O que se tem falado bastante ultimamente é da inclusão digital. São as novas formas de comunicação via web, que atraem a todos, onde todos podem fazer parte. O digital também interfere na comunicação com o uso de redes sociais como o facebook, msn, orkut e o twitter.

3 comentários

  1. O Roberto também está falando sobre o digital. Veja e dele e comente. Uma dica para os dois é ver qual a diferença entre o digital e o analógico.

    ResponderExcluir
  2. E interessante se perceber que digital e um termo com a diversidade muito grande de significados, e incrivel o numero de pesquisas sobre esse assunto. E olha que não e uma discursão tão nova.

    ResponderExcluir
  3. Na Era Digital, tudo realmente está na ponta dos nossos dedos, ou seja, ao alcance dos nosso dígitos.
    Hoje vivemos o que era apenas sonho ou "maluquices" de ficções científicas, tudo isso graças à tecnologia digital!!

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall