quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Espaço Urbano

É errado pensar que espaço urbano é apenas o espaço físico das cidades, mas poderíamos dizer que seria a soma desse espaço acrescido a organização social política e econômica e modo típico de vida tipica é o que o caracteriza. Segundo o dicionário Aurélio podemos entender como espaço lugar mais ou menos delimitado, cuja a área pode conter alguma coisa; urbano é segundo o Aurélio que tem característica de cidade. Ou segundo a Wikipedia urbano, o que se considera próprio das cidades. A ideia de espaço urbano vai além desta ideia pois encontramos parcela desta características também no espaço rural. Além da grande expansão, prédios engloba também os condomínios de luxo, entre outros.
Gostaria de citar Tókio como um dos maiores espaço urbano que me surpreende. Embora não desejasse morar lá, mas me encanta todas aquelas luzes, todo aquele movimento, o povo, as bicicletas, os telefones celulares e o corre corre.

6 comentários

  1. O seu texto está exatamente igual ao da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o_urbano
    Produza um texto seu, com suas reflexões!

    ResponderExcluir
  2. Alê, estou tendo dificuldade pra postar. Só entro com outro endereço de email. e acho que por isso nao estou conseguindo.

    ResponderExcluir
  3. Vou nesse caso psotar de forma deferente:

    ResponderExcluir
  4. Quando falamos de espaço urbano já procuramos imaginar uma metrópole, repleta de carros e aglomerado de pessoas em atividade, mas os espaços urbanos variam de tamanho e momento histórico.
    Os espaços urbanos são frequentados por pessoas com diversos interesses. O que reside naquele espaço, o que trabalha ou o que visita (turista. Nem sempre quer dizer que quem vive naquele Espaço urbano, usufrua bem de tudo o que ele oferece. Por exemplo: o turista que visita aquele espaço muita vezes tem acessibilidade a lugares que o morador não tem, como restaurantes caros ou com diversidades culinárias; centro cultural, teatro (muitas vezes o turista sabe de eventos que acontecem naquele espaço e o nativo desconhece, show para-folclóricos. Eles podem ser grandes ou pequenos e quando o espaço urbano é pequeno há uma grande possibilidade de existir por parte dos moradores uma interação muito grande entre eles. O vizinho consegue saber o que o outro está fazendo, enquanto nos grandes espaços muitas vezes os vizinhos não se encontram, nem dão bom dia.

    ResponderExcluir
  5. O espaço urbano se não for bem planejado também pode sofre influências negativas da natureza. Veja um breve comentário da revista Super interessante sobre problemas ocorridos em São paulo."
    O crescimento desordenado de qualquer cidade traz pilhas de problemas a longo prazo. Ora desmorona um barranco carregando para baixo uma favela, ora acontecem enchentes à menor chuva, ora contaminam-se fontes de água limpa. Para evitar que transtornos como esses possam ocorrer na região paulista do Vale do Paraíba, um projeto conjunto está sendo desenvolvido pelo Inpe e pelo Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba. É o Mavale, que faz o macrozoneamento de todo o Vale e do litoral norte paulista, com o objetivo de fornecer dados às prefeituras para que planejem para onde suas cidades vão crescer.(...) Por meio de imagens dos satélites Landsat e SPOT, várias equipes de pesquisadores trabalham sob o comando de Mario Valério Filho, do Inpe, desde novembro de 1989. Colhidas as fotos enviadas pelos satélites, foram elaborados mapas representando aspectos físicos da região, como topografia, características do solo, localização das águas subterrâneas ou definição das áreas urbanas". E não é só São paulo que sofre com o mal planejamento, Fortaleza também vem crescendo de forma que o trafego de carros já está saturado. Diga-se que a cidade tem a planta em formado de um tablado de xadrez, elaborada por Silva Paulet.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall