segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SOCIABILIDADE VIRTUAL E DIGITAL




Sociabilidade, termo sinônimo de sociável, refere-se aquele individuo que é aberto ao convívio social, afável. Muito ligado à Sociologia, a sociabilidade virtual refere-se a capacidade dos indivíduos de estabelecerem relações e convívios sociais no mundo virtual e digital, através da rede mundial de computadores, a internet, utilizando, para isso, de sitios especializados em relacionamentos e agrupamentos sociais, como o Orkut, MySpace, Facebook, Twitter, etc.
Muitas pessoas vêem a internet e os sites de relacionamento como um espaço em que não precisa ter medo de mostrar quem você quer ser. Tem gente que no dia-a-dia tem vergonha de dar sua opinião e as vezes até de desejar um bom dia para alguém, mas que em um bate papo na internet pode chegar a ser a mais comunicativa de todas, por que na verdade ela quer ser assim, mas algo no mundo real a faz se sentir retraída e prejudica o seu eu verdadeiro e na internet esta pessoa consegue quebrar essas barreiras e viver sem medo.
Mesmo assim essa sociabilidade virtual pode prejudica a sociabilidade pessoal, porque os usuários desta nova forma de se socializar passam a não se importar mais em ter o contato mais próximo com alguém, basta entrar na internet e se comunicar, por exemplo, algumas pessoas marcarem de conversarem por MSN no lugar de marcarem em um local em que todos possam se ver sem fazer parte deste meio virtual. Dando como exemplo algo que passei e que muito provavelmente muitos de vocês que estão lendo este post já devem ter passado, irei citar um trabalho de faculdade que estava fazendo semestre passado. Eu minha equipe, que eram 5 pessoas ,tínhamos um trabalho para fazer e ele foi todo feito por internet, por conversas virtuais, daí lembrei de como tudo mudou, pois quando eu estudava a 5° série, todos da equipe se juntavam na casa de alguém e ali nos socializávamos ; um em frente ao outro. Hoje o que está a minha frente é um computador.

14 comentários

  1. Muito bom esses novos meios tecnologicos, esses novos meios de de comunicar, mas para alguns utilizar por exemplo o msn eh uma forma de se soltar mais, e por outro lado estamos perdendo o contato direto.

    ResponderExcluir
  2. 'As relações interpessoais ficam facilitadas no ciberespaço, por ele simular a vida real e permitir uma maior exploração da própria individualidade. Nessas relações cabem as falsas identidades, que possibilitam ambos os sujeitos serem diferentes pernonas."

    Essa nova sociabilidade virtual permite que pessoas de diferentes “tribos cibernéticas”, possam interferir diretamente na realidade concreta.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Raíssa, mas também podemos refletir sobre como esta nova sociabilidade pode afastar as pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a sociabilidade tem pontos positivos e negativos ! Os pontos positivos foram os citados acima, mas como a Alê falou essa sociabilidade tem contribuido para "afastar" as pessoas ! Quantas vezes acabamos deixando de socializar para ficar checando email, orkut e facebook? Com os ipads, iphones e outros tipos de celular que permitem o acesso a internet isso tem ficado cada vez mais comum!

    ResponderExcluir
  5. Jacqueline, mas o Orkut e Facebook não são redes sociais? Essas redes nunca geraram tanta aproximação de pessoas. Telefones e iphones facilitam a comunicação e relacionamento de pessoas em qualquer espaço e em qualquer tempo. Conhecemos novas pessoas, alguns chegam até namorar e casar.

    Acho que o ponto crítico não são as ferramentas da sociabilidade virtual, e sim o quanto ainda nós tratamos isso como algo paralelo, sem sincronismo e equilíbrio com o nosso eu real, de carne e osso. Por ser virtual e algo ainda novo, pesno que nos comunicamos e passamos a viver de forma totalmente diferente do real, como se fóssemos uma criança escrevendo uma carta para alguém imaginário pela primeira vez, afoita para quebrar as barreiras do comum e de tudo aquilo que não tem coragem de comunicar no mundo real.

    Fica a questão. A internet trás a nós a sinceridade e transparência no relacionamento, no pensar e agir, mostrando um Eu verdadeiro que nunca tivemos oportunidade de transparecer ou ela distorce e nos leva a agir de forma desequilibrada?

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Jacqueline. Atualmente muitos preferem uma sociabilidade virtual à convivência física. Alguns preferem essa sociabilidade pelo fato de não conseguir se adaptar ao convívio social, vendo essa sociabilidade virtual como uma saída para se mostrar para o mundo. Porém essa sociabilidade tem diversos pontos negativos. Um deles é a "nova" geração que prefere se relacionar com um individuo por msn, facebook, twitter mesmo que a pessoa esteja ao seu lado no espaço físico. Eu vejo isso como um ponto negativo para o futuro, pois é natural que o ser humano deva ter uma convivência social para o seu “crescimento” como individuo.

    ResponderExcluir
  7. A questão do indivíduo social, da sociabilidade está presente na vida de uma pessoa desde o momento em que ela ganha vida, tentando sempre chamar atenção de outras pessoas e também na história de toda a humanidade, quando os homens criaram as primeiras formas de se comunicar, para fins de sociabilidade, de viverem coletivamente e juntos conseguirem objetivos comuns para a sobrevivência.
    É evidente que com o passar dos anos e o desenvolvimento da comunicação humana, a questão da "sociabilidade" iria sofrer algumas alterações, visando sempre melhorias e a valorização do espaço e do tempo. A internet foi a principal mudança das últimas décadas e possibilitou uma maior integração das pessoas, seja pela distância ou pelo tempo cronológico ou na rotina.O probelma é quando não se têm limites e as pessoas deixam de ter uma comunicação pessoal, presencial para se comunicarem através de aparalhos eletrônicos.

    ResponderExcluir
  8. Pedro, concordo em parte com o que você diz. Acho que esses meios de comunicação chegaram para mudar a convivência humana e ajudar, pois podemos estar a quilômetros de distância e mesmo assim manter uma sociabilidade. Porém não acho que seja normal uma pessoa que no meu entendimento pode estar ao lado da pessoa e mesmo assim preferir se casar pela internet. Acho que a vida existe para ser aproveitada por momentos como esse e não visualizada por uma tela de computador.

    Outro ponto é a questão da sinceridade e transparência. Como eu disse acima, muitos preferem se mostrar verdadeiramente pela internet, e concordo com isso. Porém como eu também disse, nem todos usam esse meio por esse motivo e preferem ter um relacionamento social por MSN e outros meios, mesmo que a pessoa em questão esteja a seu lado, e isso eu não acho que seja uma coisa boa.

    ResponderExcluir
  9. A ideia deixada pela Jac vale para todos pensarmos... Sobre nossos vícios diários em redes sociais. Acessá-los já é algo naturalizado no cotidiano, e de fato facilitam muita coisa mesmo. Mas acho que a ideia da disciplina seja exatamente abrir a reflexão de quanto isso interfere nas nossas relações sociais.

    ResponderExcluir
  10. Acho que é esse o caminho mesmo. Não podemos ser completamente dependentes das redes socias, mas, sem dúvida alguma, elas são práticas e facilitam nosso dia-a-dia. A rede social deve ser um complemento para a nossa socialização cara-a-cara, e não o contrário.

    ResponderExcluir
  11. Perdemos muito mais tempo acessando rede socias do que por exemplo lendo um livro ou conversando com oputras pessoas pessoalmente.

    ResponderExcluir
  12. Concordo que as redes sociais são uma ferramenta muito útil, idealizada para aproximar as pessoas, mas, como tudo, usar demais e além da conta é prejudicial.

    O individuo exposto na internet não é o Eu verdadeiro, porque este senhor não existe, aparte disto, soma-se o fato do anonimato e a impessoalidade que a internet proporciona.

    ResponderExcluir
  13. Muita gente se surpreendeu quando minha mãe recebeu uma carta de São Paulo. Aquela cartinha tradicional. Hoje estamos tão acostumados com a rapidez atravez dos orkut e emails que a cartinha se tornou coisa do passado. Nem dá mais pra viajar e fazer surpresas com as paisagens vista pois nossas viagens já são registradas no percurso, quando ainda estamos viajando que postamos as fotos no orkut.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall