quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Guerra de Travesseiro 2010

No último dia 03/04, às 17h foi realizada de forma simultânea em diversas cidades do planeta a flashmob Pillow Fight, a famosa Guerra de Travesseiros. Para quem não conhece, o Pillow Fight é um flashmob que as pessoas se juntam para brigarem de travesseiros. A flashmob aconteceu sábado em cidades como Pequim, Barcelona, Londres, Bruxelas, Nova Iorque, Amsterdã, etc. No Brasil, a Pillow Fight aconteceu em São Paulo, Rio de Janeiro, Rondonópolis, Manaus, Belo Horizonte, São Carlos, Poços de Caldas, Teresina, dentre outros municípios do interior e capitais de diferentes estados.

A proposta de produção social do espaço, tese de Lefevbre (1991), considera que as nossas relações sociais são espaciais e o espaço pode existir a partir delas. Ao mesmo tempo cada espaço passa a ter sua identidade e se relaciona à produção dos sentidos do momento, da cultura e mobilização estimulada em determinados períodos.


As ações são organizadas por um grupo de uma comunidade virtual e tudo é concentrado no site oficial, www.pillowfightday.com. Lá, se pode encontrar os locais combinados, fotos, tempo de cada ação, o site responsável.


As ações Flash Mobs são provas que o espaço ainda continua sendo ponto de encontro físico, principalmente quando se fala de pessoas batendo travesseiros umas nas outras. Assim, acredita-se que mesmo que sejam por poucos minutos, os registros daquele espaço e tempo são reverberado por toda internet, fazendo com que o espaço se prolongue e interaja com o virtual de forma única.

Interessante lembrar também que são esses mesmos jovens que passam mais da metade do seus dias em casa, "enclausuradas" na internet. Enquanto muitos(geração X) não entendem a nova linguagem e interesses dessa nova sociabilização e tratam esses jovens como um exemplo da "crise de relacionamentos", eles mesmos vão inventando ações e conexões sociais consideradas relevantes, divertidas e inovadoras.

3 comentários

  1. E interessante que a propria mídia continua fazendom materias sobre pessoas que ficam muito tempo no computador perdem um pouco a sociabilidade com outras pessoas quando na verdade so um jeito diferente de se sociabilizar.

    ResponderExcluir
  2. Pelo o que parece os jovens de hoje dia vem mostrando uma forma diferente de se socializar, que talvez não passa muita credibilidade, mas é uma forma diferente que chama atenção. Mas será que depois dessas ações eles continuam a conversar pessoalmente, ou depois, todos voltam para casa e continuam a conversar por internet e ao se verem nas ruas não se falam?
    Tem muita gente que fala comigo por internet, mas pessoalmente nem olha pra mim.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall