terça-feira, 11 de março de 2014

Vídeo com Gal Kury

E por fim, a professora Gal Kury foi convidada para um bate papo sobre esse assunto.

Ela, que além de ser professora na Universidade de Fortaleza, também trabalha há anos na area de mídias sociais e marketing.

Gal cita muitos conceitos que abordamos nas postagens anteriores, mas vai além, aborda também como está o mercado para esse profissional atualmente. 

Confire aqui:
 

Espero que esse blog tenha esclarecido quem não conhecia essa profissão tão necessária e presente nos dias de hoje. E podemos ver, que o Web Marketing nunca trabalha sozinho, ele sempre trabalha junto com o Web Designer, com a Criação, com a Direção de Arte. É um trabalho realizado em conjunto para que o todo seja um sucesso! 

Obrigada,
Até logo!










Web Marketing na visão da FLAG

A FLAG, localizada em Portugal, é uma escola especializada em cursos na area de comunicação,  e dentre os cursos, o de Web Marketing é referência.  

Conheça o Gabriel Augusto, diretor-geral da FLAG, e ele explica no que consiste o trabalho de um Web Marketeer, que competências deve ter e quais são os níveis de empregabilidade desta nova profissão.


Que tipo de trabalho desenvolve um Web Marketeer? 


O Web Marketeer é um profissional de Marketing, especializado na componente web do Marketing Digital, com os conhecimentos e as competências necessárias para integrar as plataformas e as ferramentas online numa estratégia de marketing global. A sua atividade pode envolver um enorme leque de funções, desde a gestão de conteúdos de um website, a campanhas de e-mail marketing, gestão de comunidades e presença em redes sociais, política de conteúdos, blogs, otimização em motores de pesquisa, entre outros. Note-se, ainda, que as competências associadas ao web marketing têm vindo a expandir-se para outras funções que não estão tradicionalmente ligadas ao marketing e comunicação, como funções de gestão, vendas e recursos humanos, alargando as áreas de atuação do web marketing.
 
Que competências pessoais são indicadas para o desempenho desta profissão?


As competências pessoais indicadas dependem bastante das áreas de intervenção específicas do profissional em questão, já que o Web Marketing envolve um grande espetro de possíveis funções. Se, por exemplo, para um "community manager" se consideram indispensáveis competências pessoais como facilidade de comunicação e empatia, já para um profissional mais dedicado à componente de search marketing se destacam a capacidade analítica e a orientação para métricas e indicadores de atividade. Generalizando, há algo que é determinante a todos os profissionais desta área, independentemente da sua intervenção: criatividade, apetência pelas novas tecnologias e capacidade de auto-aprendizagem, na medida em que se trata de um domínio em constante evolução e exige a todos os profissionais um elevado nível de dedicação para o correto acompanhamento das inovações e, assim, captar as oportunidades quando estas surgem.
 
Como se forma um profissional em Web Marketing?


A formação de um profissonal especializado em Web Marketing exige uma preparação transversal nas várias áreas de intervenção que a função exige, para além do desenvolvimento da capacidade de integração destas áreas numa só estratégia coerente e global. Tendo em conta as características da função, pretende-se que a formação seja muito prática, orientada para o saber-fazer, com desenvolvimento de competências técnicas, tecnológicas e também analíticas. Note-se que a formação contínua de um profissional especializado nestas áreas associadas ao Marketing Digital exige ainda uma forte componente de autodidatismo, já que se trata de um domínio em constante evolução e em que não existe espaço para desatualização. Assim sendo, uma formação presencial em sala, orientada para a prática e técnica, pode facilitar bastante a integração inicial.
 
Qual é a empregabilidade desta profissão? 


O Web Marketing assume um papel fundamental para as empresas, tornando-se numa das atividades com maior empregabilidade no mercado de trabalho, onde a procura é, ainda, superior à oferta de profissionais qualificados, reflectindo-se no volume de anúncios de emprego que existem para as mais diversas áreas de intervenção de Web Marketing.

Site: www.flag.pt

Fontes:

Profissão de hoje e do futuro!

Vimos no post anterior, o surgimento dessa profissão e sua importância.

Mas o que essa profissão realmente significa? 

Web marketing é um novo segmento dentro do marketing que se refere especificamente ao ambiente web.

O trabalho do profissional de Web Marketing não está relacionado somente a vendas na internet, mas também em estar bem posicionado em sites de busca, a publicações de banners, assim como ter um bom relacionamento com seus clientes, fornecedores e colaboradores.


Assim, o termo web marketing refere-se a um tipo de utilização da internet que pode ser feita através de computadores, celulares e outros dispositivos digitais/móveis.

Fontes:

Mas afinal, o que é Web Marketing?

Sejam bem-vindos! 

Afinal, que profissão é essa? O que ela faz? Qual a importância desse profissional no mercado? É o que vamos discutir aqui e nas próximas postagens!  


Apesar da palavra “marketing” já ser conhecida por muitos, eis um conceito e profissão recente, o de Web Marketing.

O ambiente digital tornou-se parte do nosso mundo e presente em todo lugar, através de conexões sem fio, de alta velocidade e de dispositivos móveis, como celulares, notebooks e os smartphones.

O que torna a internet diferente de todos os outros meios é que, graças a ela, a comunicação deixou de ser unilateral e tornou-se uma via de mão dupla, onde qualquer pessoa pode publicar conteúdos. É diferente dos outros meios de comunicação convencionais, onde as grandes corporações detinham o poder da comunicação.

A internet deu voz ao povo, e ao consumidor principalmente. E está tudo lá, às claras: se o cliente obteve uma boa experiência com tal empresa/produto/serviço, ele provavelmente falará bem, mas se houve algum tipo de decepção, ele falará negativamente daquela empresa/produto/serviço.  


E olha que interessante: pesquisas mostram que mais de 80% dos consumidores usam os sites de buscas para encontrar produtos e serviços. São mais de 35 milhões de consumidores a procura de novas experiências, recomendações de produtos, dicas, e etc. 

Então, como essa nova realidade influencia o mercado? Como estar na internet de modo eficiente? Como uma empresa pode usar toda a potencialidade desse meio, sem ficar vulnerável à propaganda negativa e ou prejudicar a reputação conquistada? Como estar presente no mundo digital, já que ele avança e sem dúvida será o futuro?

Logo, a profissão de Web Marketing se fez necessária, quando essas perguntas surgiram e necessitavam de respostas. 

Fontes:
© SITe
Maira Gall