terça-feira, 11 de março de 2014

Web Marketing na visão da FLAG

A FLAG, localizada em Portugal, é uma escola especializada em cursos na area de comunicação,  e dentre os cursos, o de Web Marketing é referência.  

Conheça o Gabriel Augusto, diretor-geral da FLAG, e ele explica no que consiste o trabalho de um Web Marketeer, que competências deve ter e quais são os níveis de empregabilidade desta nova profissão.


Que tipo de trabalho desenvolve um Web Marketeer? 


O Web Marketeer é um profissional de Marketing, especializado na componente web do Marketing Digital, com os conhecimentos e as competências necessárias para integrar as plataformas e as ferramentas online numa estratégia de marketing global. A sua atividade pode envolver um enorme leque de funções, desde a gestão de conteúdos de um website, a campanhas de e-mail marketing, gestão de comunidades e presença em redes sociais, política de conteúdos, blogs, otimização em motores de pesquisa, entre outros. Note-se, ainda, que as competências associadas ao web marketing têm vindo a expandir-se para outras funções que não estão tradicionalmente ligadas ao marketing e comunicação, como funções de gestão, vendas e recursos humanos, alargando as áreas de atuação do web marketing.
 
Que competências pessoais são indicadas para o desempenho desta profissão?


As competências pessoais indicadas dependem bastante das áreas de intervenção específicas do profissional em questão, já que o Web Marketing envolve um grande espetro de possíveis funções. Se, por exemplo, para um "community manager" se consideram indispensáveis competências pessoais como facilidade de comunicação e empatia, já para um profissional mais dedicado à componente de search marketing se destacam a capacidade analítica e a orientação para métricas e indicadores de atividade. Generalizando, há algo que é determinante a todos os profissionais desta área, independentemente da sua intervenção: criatividade, apetência pelas novas tecnologias e capacidade de auto-aprendizagem, na medida em que se trata de um domínio em constante evolução e exige a todos os profissionais um elevado nível de dedicação para o correto acompanhamento das inovações e, assim, captar as oportunidades quando estas surgem.
 
Como se forma um profissional em Web Marketing?


A formação de um profissonal especializado em Web Marketing exige uma preparação transversal nas várias áreas de intervenção que a função exige, para além do desenvolvimento da capacidade de integração destas áreas numa só estratégia coerente e global. Tendo em conta as características da função, pretende-se que a formação seja muito prática, orientada para o saber-fazer, com desenvolvimento de competências técnicas, tecnológicas e também analíticas. Note-se que a formação contínua de um profissional especializado nestas áreas associadas ao Marketing Digital exige ainda uma forte componente de autodidatismo, já que se trata de um domínio em constante evolução e em que não existe espaço para desatualização. Assim sendo, uma formação presencial em sala, orientada para a prática e técnica, pode facilitar bastante a integração inicial.
 
Qual é a empregabilidade desta profissão? 


O Web Marketing assume um papel fundamental para as empresas, tornando-se numa das atividades com maior empregabilidade no mercado de trabalho, onde a procura é, ainda, superior à oferta de profissionais qualificados, reflectindo-se no volume de anúncios de emprego que existem para as mais diversas áreas de intervenção de Web Marketing.

Site: www.flag.pt

Fontes:

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall