terça-feira, 30 de junho de 2015

Desterritorialização: uma visão pós moderna.



A desterritorialização é marcada pela sociedade pós-moderna, significa um sociedade onde tudo passa rápido, é móvel, e essa mobilidade gera um desenraizamento que resulta no hibridismo cultural. É resultado da precariedade territorial de grupos subalternos, que convivem de forma efetiva um perda de controle físico e de referencias simbólicas sobre seus territórios.

Individuo algum pode viver sem território, e a desterritorialização de forma genérica pode estar ligada a destruição ou transformação de seus territórios, e toda essa desarticulação do sujeito por não ter mais base no seu lugar no mundo leva a dispersão onde havia concentração de indivíduos, que de certa forma favorecia a ações econômicas e principalmente políticas.

Essa caracterização da sociedade global que advêm do final do século e independe da região com maior ou menor intensidade, e não se trata de como evitar essa saída dos indivíduos para novas localidades e sim vivenciá-la da melhor forma possível, isso é um ponto positivo visto a realidade no mundo lá fora.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

TRABALHOS | Gelateria Trevo: Uma análise de Público e Gentrifricação

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da Gelateria Trevo no processo de gentrificação do Lago Jacarey, em Fortaleza. Para a obtenção dos resultados adotou­se uma metodologia de entrevista em que doze pessoas participaram respondendo uma série de seis perguntas, resultando na obtenção de dados que comprovam que a Trevo teve uma influência no processo de gentrificação do Lago Jacarey, tendo as redes sociais como fator principal para a popularização.

PALAVRAS-CHAVE:​ Gelateria; Lago Jacarey; Redes Sociais; Espaço Fluxo; Gentrificação.

EQUIPE: Viviane Sampaio ALMEIDA, Bybyanne Adienev Matias Lopes LEMOS, Felipy Procópio CHAVES, Jessica Sousa GONÇALVES, Julio Silva RODRIGUES, Thiago Gadelha PAULA.

Visualize e faça download aqui

domingo, 7 de junho de 2015

Trabalhos | Análise de Público e Gentrificação do Restaurante Estoril

RESUMO: Em seu histórico, o Estoril passou por quedas exponenciais de público, devido à obsolência da estrutura do local. Contudo, o local é atingido por um processo de gentrificação nos tempos atuais, devido à valorização da cena cultural que reformas no Centro Cultural Dragão do Mar e determinados estabelecimentos na região, tais como a Caixa Cultural, o Órbita Bar e, principalmente, o restaurante Mambembe, que encontra­se em frente ao Estoril e recebe público jovem com frequência. Esse trabalho consiste em uma análise de público e de espaço do Estoril, buscando compreender os motivos da mudança que esse ambiente sofreu nessas áreas e em seu conceito.

PALAVRAS­-CHAVE: ​Estoril; Restaurante; Mambembe; Fortaleza; Público.

EQUIPE: Ana Carla CAETANO RAMOS; Andreza Maria PEREIRA DOS REIS; Giovanna CARVALHO DE CASTRO DAMASCENO; Gustavo Nery DUTRA GUEDES; Ingrid ALEXANDRE DE FREITAS; Lana Marília ALVES BARROSO.

Visualize e faça download aqui

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Trabalhos | A Resignificação do Edifício São Pedro como Espaço Urbano em Fortaleza


RESUMO: O respectivo trabalho aborda a efemeridade dos significados dentro do espaço urbano, enfocando o edifício São Pedro, no bairro Praia de Iracema, na grande Fortaleza com as imagens de suas faixadas desde a década de 1950 até o tempo atual. A intenção é mostrar através de fotografias da construção como as interpretações dos monumentos e locais da cidade podem variar, atingindo a forma de sociabilidade da população e, sendo assim, deteriorar, restaurar, ou melhorar fisicamente esses espaços e objetos das urbes.

PALAVRAS-CHAVE: Edifício São Pedro; Fortaleza; Espaço Urbano; Resignificação; Fenômenos Urbanos.

ALUNO: Virna BENEVIDES

Visualize e faça download aqui
© SITe
Maira Gall