A desterritorialização é marcada pela sociedade pós-moderna, significa um sociedade onde tudo passa rápido, é móvel, e essa mobilidade gera um desenraizamento que resulta no hibridismo cultural. É resultado da precariedade territorial de grupos subalternos, que convivem de forma efetiva um perda de controle físico e de referencias simbólicas sobre seus territórios.
Individuo algum pode viver sem território, e a desterritorialização de forma genérica pode estar ligada a destruição ou transformação de seus territórios, e toda essa desarticulação do sujeito por não ter mais base no seu lugar no mundo leva a dispersão onde havia concentração de indivíduos, que de certa forma favorecia a ações econômicas e principalmente políticas.
Essa caracterização da sociedade global que advêm do final do século e independe da região com maior ou menor intensidade, e não se trata de como evitar essa saída dos indivíduos para novas localidades e sim vivenciá-la da melhor forma possível, isso é um ponto positivo visto a realidade no mundo lá fora.