segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Xenofobia absurda contra os nordestinos

 


Xenofobia geralmente se manifesta através de ações discriminatórias e ódio por indivíduosestrangeiros. Há intolerância e aversão por aqueles que vêm de outros países ou diferentes culturas, desencadeando diversas reações entre os xenófobos.
No mundo de hoje, é impossível fugir de uma rotulação imposta pela sociedade, a necessidade de inferiorizar um companheiro pelo sentimento de superioridade é infelizmente algo que vivemos em nosso cotidiano. Como é o caso vivido pelos nordestinos quando chegam na região Sudeste. Diversas famílias nordestinas sofrem inúmeros tipos de preconceito, por motivos que não possuem explicações.
Muitas vezes estas mesmas famílias veem a capital com a intenção de arranjar um trabalho e ter uma vida digna e honesta, porem a triste realidade se mostra diferente, diversos nordestinos sofrem ao tentar arranjar emprego na maior capital do pais simplesmente por serem o que são.
Essa intolerância ou também podendo ser considerada como doença é muito praticada por pessoas que nasceram no Brasil, mais precisamente em São Paulo e Rio de Janeiro. O descaso contra os nordestinos é tão grande que para os preconceituosos não há diferença entre quem nasceu na Bahia, no Ceará, ou em Pernambuco, existem apenas “Baiano e Paraíba”. Não existe campanhas contra a xenofobia que busquem conscientizar as pessoas que isso é crime. E as vítimas que sofrem com o preconceito, são leigas em relação aos seus direitos conta esse preconceito absurdo.
A lei nº 9.459 de 13 de maio de 1997 regularizou que quem comete xenofobia pode sim responder por esse ato. Fonte da pesquisa
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9459.htm

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall