O termo “digital” já faz parte da nossa vida a tanto tempo que nem paramos para nos perguntar o que ele significa. Teria alguma coisa a ver com a ponta dos nossos dedos, onde temos as “impressões digitais”? Ou é algum sistema complexo que apenas especialistas conseguem entender?
De acordo com o dicionário Michaelis, um dos significados do termo “digital” é “que se utiliza de um conjunto de dígitos, em vez de ponteiros ou marcas numa escala, para mostrar informações numéricas”, ou “computador que opera com quantidades numéricas ou informações expressas por algarismos.”.
Não entendeu ainda? A Wikipedia pode explicar melhor! Lá vimso que “circuitos digitais são circuitos eletrônicos que baseiam o seu funcionamento na lógica binária, em que toda a informação é guardada e processada sob a forma de zero (0) e um (1).” .
A palavra “digital” é sim
derivada do termo “dígito”, que vem do latim e significa dedo. A ligação dos aparelhos digitais com os dedos é a seguinte: nos dedos das mãos conseguimos contabilizar apenas uma pequena quantidade numérica, finita. E o sistema digital utiliza valores numéricos discretos para armazenar os dados. Por isso que aparelhos digitais são mais simples e rápidos, por ser mais fácil de transmitir e decodificar todas as informações.
Com certeza você já ouviu alguém falar que o mundo hoje é digital. Você concorda? Não podemos negar que agora temos tudo na ponta dos dedos. Os nossos dígitos não têm descanso na era digital!
O digital hoje é essencial em nossas vidas. Isso se deve ao fato de que utilizamos as maquinas para praticamente todas as nossas atividades. Já que com a ajuda delas o nosso desempenho melhora, pois fica mais rápido e as chances de erro diminuem.
ResponderExcluirSeu texto está interessante, questionador e descontraído.
ResponderExcluir