terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Nomadismo


O conceito de nomadismo na comunicação diz respeito ao atual estágio de desenvolvimento de uma Global Village. Nessa Aldeia Global, a existência de relações interpessoais não está ligada a um espaço físico e todas as pessoas podem estar conectadas ao mesmo fato em lugares físicos diferentes. As barreiras físicas que impediam as comunicações foram suplantadas pelas novas tecnologias e a internet desterritorializou (descentralizou) a informação.

O avanço na pesquisa de tecnologias móveis e o barateamento de seus equipamentos criou um cenário de descentralização do acesso à informação, que já era descentralizada. Nessa sociedade ligada ao ciberespaço, é possível visitar algum ponto turístico e receber pelo celular comentários e relatos de pessoas que já estiveram naquele lugar.

Ainda no ciberespaço permanece uma demarcação metafórica de espaços: as terminologias site, sala, fórum, salão, são representativas de espaços maiores e indicam a localização dos usuários. A presença física tornou-se dispensável e a contato digital assumiu característica predominante em nossas cidades. O nômade, agora, é aquele que transita em diversas vias e polos do seu ciberespaço em buscas de informações e novos contatos.

3 comentários

  1. É verdade, hoje nós somos todos meio nômades no cyberespaço, mas não significa que essa "sede" por se mudar, sem meio ter um lar fixo não fica só na web não, existem alguns sites de relacionamentos voltados para os mochileiros ou "nômades modernos". Dá uma olhadinha na minha postagem, primeira desse ano :)

    ResponderExcluir
  2. Sem as barreiras físicas qualquer um pode conhecer e trocar informações em qualquer lugar do mundo sem prcisar sair de casa, o que pode ser bom para alguns e ruim para outros, já que o grupo limitado ta se tornando em um todo, fazendo com que os nomades percam seus valores.

    ResponderExcluir
  3. O seu verbete está claro, objetivo e consistente.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall