terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Nômades

Pessoas que vivem em busca de melhores pastagens ignorando as fronteiras de seu lugar de origem. Nomadismo é uma prática que até hoje é muito realizada, pessoas se aventuram em outras terras em busca de novas oportunidades, novos desafios, seja em busca de pasto para o gado, alimento para consumo do grupo, fuga das condições climática, busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, etc, os nomades estão sempre de passagem. 

Durante a era Paleolítica e parte do Neolítico, o nomadismo foi uma prática comum entre os primeiros grupos humanos. Com as mudanças climáticas e o desenvolvimento das primeiras técnicas agrícolas, o nomadismo cedeu espaço para o aparecimento de comunidades sedentárias originárias das primeiras civilizações da Antigüidade. É nesse ponto que começam a desenvolver valores culturais, formas de organização político-social ou formas complexas de se relacionarem com o mundo, mas isso não faz com que o homem nômade seja menos evoluido que os da comunidade sedentária.

Porém com a chamada globalização, a facilidade de comunicação imediata com outras culturas e povos através da internet e as necessidades profissionais de mercados cada vez mais internacionais tem favorecido não só migrações internas e externas, como novas formas de inserção social multidomiciliar. 

Viver de ponte aérea virou rotina na vida de muitos profissionais, por vezes até mantêm dois domicílios, outros moram em cidades-dormitórios e trabalham em grandes capitais. Namoros iniciados via internet, empregos virtuais, compra e venda de imóveis, importar e exportar produtos, etc, também já é muito comum, graças a facilidade da comunicação com outras culturas.

Apesar da facilidade de comunicação e locomoção atuais, nasce a dificuldade existentes na terra natal como o desemprego, violência, etc, uma certa alienação cultural para alguns e muitos sonhos frustrados, devido a divulgação de novas oportunidades e a busca dos mesmo por estrangeiros. Mas a aqueles que se consideram cidadãos do mundo, pois sabem aproveitar muito bem esse mundo global e quase sem barreiras.

Documentário: Migrações - Retratos do nomadismo contemporâneo
Ricochete filmes - 2010


Sinopse: Todos os anos, 75 mil pessoas deixam o país. Dispersa pelo mundo, a diáspora portuguesa mostra neste documentário o que pensa e o que sente. São jovens emigrados na Suíça, em França, no Reino Unido ou nos Estados Unidos da América que falam da sua experiência fora do país. Fonte

3 comentários

  1. Eu não tive coragem de ver o video todo, assumo, mas o nomadismo é uma prática que se mantém em vários paises. Mais comumente na Índia, de acordo com a pesquisa que eu fiz :)

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Brasil o número de pessoas que vão para outros Estados ou Países atrás de novas oportunidades de ter uma vida melhor é grande. Mas também existe muita gente voltando, pois com o crescimento da economia novas e boas oportunidades tem surgindo todo o tempo.

    ResponderExcluir
  3. É interessante colocar entre aspas as citações com a que podemos ver em http://www.brasilescola.com/historiag/nomadismo.htm

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall