segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Assunto do Dia:  Discriminação nas Redes Sociais






Preconceito e discriminação sempre estiveram presentes na história da humanidade, mas com o crescimento da sociedade virtual o tema vem sendo cada fez mais frequente e polêmico.

 Até onde as pessoas podem falar o que querem na Rede? Como a população reage?
Quantos casos já viraram assunto nas mídias desde o comentário da estudante Mayara Petruso no Twitter?


 Não é só sobre nordestinos que são constantemente vitimados aqui Brasil,  o mais recente caso nas redes sociais no mundo é sobre o vírus Ebola. Os africanos um povo tão sofrido vem sendo motivo de discriminação e piadas na Internet.


 Cyberbullying, Xenofobia, e entre outras violências virtuais vem aumentando em todas as redes sociais... Como podemos  mediar sobre o pensamos e publicamos na "Nuvem"?
O que vocês pensam sobre esse assunto?






Zoo Humano é cancelado em Londres

   A performaçe artistica do sul aricano Brett Bailey gerou muito polemica em Londres, Exhibit B é uma especie de zoologico humano q mostra como os negros eram tratados na época colonial, a exposição já tinha passado por 12 cidades em vários países, mesmo que os aristas afirmem que objetivo era mostrar “repugnantes atitudes referentes à raça durante a era colonial”, isso não agradou aos manifestantes, a performase foi considerada racista e ofenciva.
   Com o objetivo de concientizar, a obra tinha tido uma aceitação possitiva em todas as outras cidades em que passou, chamada de “cumplice do racismo” a expossição foi fechada, tamto por causa das manifestações e baixo assinados , quanto para a segurança dos artistas, Barbican em resposta as acusaçoes de ser “cumplice do racismo” rspondeu que é contra o preconceito racial, e que nunca apresentaria um obra que o fosse a favor disso.
   

Esse acontecimento, deixa perguntas no ar, porque essa exposição incomodou tanto? Sera que os protestos foram realmente por que a exposição era racista ou por que a realidade da época colonial ainda incomoda? 

E a minha privacidade?



A partir do Marco Civil da Internet a palavra clareza deverá estar cada vez mais presente nas redes sociais, seus dados e tudo aquilo que você não quer que ninguém veja está protegido pela nova lei. (Ufa, finalmente né?) Mas espera aí, já não era assim? Não colega, não era. 
Seus e-mails por exemplo, até a lei funcionar eles não eram protegidos de verdade. Mas a partir de agora todos os meio de comunicações eletrônicos ou não tem a mesma garantia de privacidade. Essa nova proteção só poderá ser rompida com uma ordem judicial.  

Fonte: http://culturadigital.br/marcocivil/

Marco Civil da Internet! Oi??

MARCO CIVIL DA INTERNET, algo supostamente tão obvio que só foi pensado no dia 23 de junho de 2014. Mas então vem a grande pergunta: O que é isso?? 
 
Bom segundo o que foi sancionado pela Presidenta Dilma, o objetivo desse marco civil é proteger os dados dos internautas, assim as contas que esses possam vir a abrir, ou fechar, terá que dar a opção de apagar seus dados pessoais, serão excluídos, caso o internauta queira. Mas não é só isso, esse marco civil, também serve para nos nossos perfis, então, essas empresas não podem mais repassar nossas informações para outras pessoas sem o nosso consentimento.
 
E não é só isso, essa privacidade também é garantida para os e-mails, então todo o conteúdo das comunicações privadas nos meios eletrônicos tem a mesma proteção que os outros meios. Isso pode ser considerado um avanço importante, já que agora teremos mais proteção com relação ao que conversamos.

Mas como isso afeta a nossa liberdade de expressão????Essa é uma boa pergunta!!!!



O Feio da Beleza.




Se a beleza está nos olhos de que ver, o que dizer de uma beleza que desperta o preconceito? Eu digo que feio, que triste e que falta de respeito. E você? Recentemente o que poderia ser bonito aos olhos do brasileiros  se tornou caso de justiça e crime de Xenofobia. Criticar uma pessoa sem nem ao menos conhecê-la ou mesmo que a conheça, pelo simples fato dela pertencer a uma determinada região, grupo ou falar com um jeito próprio é algo fora da razão. É imoral, e só engorda a intolerância. Nada justifica a não aceitação ao outro, ainda mais quando falamos da beleza da mulher brasileira. Uma espécime plural e fascinante, pertencente a um pais cheio de uma heterogeneidade única de cores, sabores, cheiros , sotaques e formas. Assim foi e está sendo com  Melissa Gurgel, cearense de 20 anos, eleita Brasil 2014 que recebeu duras criticas por ser nordestina,  e por ser bela.Uma beleza tão nossa, tão brasileira que deveríamos nos orgulhar.

Nordestinos e paulistas se avaliam.


É comum encontrar notícias e reportagens do tipo “ Como os estrangeiros vêem o Brasil’’ ou
“ O Brasil pelos estrangeiros’’, mas há uma interpretação ainda mais forte sobre o nosso país, porém ainda marginalizada – O Brasil pelos brasileiros.
Um artigo da Universidade Federal da Bahia propõe investigar as relações de interpretação social entre paulistas, baianos e nordestinos. Como os paulistas avaliam os nordestinos, e como os nordestinos avaliam os paulistas e quais são os pontos fortes e negativos de cada um dos grupos.
A pesquisa busca entender o processo de identificação entre os grupos, como essa “ identidade social’’ propõe também um reconhecimento e valor. E a partir disso são construídos estereótipos e preconceitos.
A conclusão com a análise das respostas do questionário é a seguinte : o paulista avalia o nordestino como : machista, alegre, feio , cooperativo , honesto e sensível. Já na avaliação dos paulistas pelos baianos, o baiano avalia o paulista como : preconceituoso e individualista, dinâmico e disciplinado.
E você? Como avaliaria o paulista ou o nordestino? Você se identifica com a análise? Há preconceito entre regiões no Brasil ?

Segue abaixo o vídeo postado pelo canal Omygod “Desabafo de uma nordestina’’ ( reparem só nos comentários do vídeo) :


Fonte :
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272005000200009

Marco Civil: entenda um pouco sobre a nova lei da Internet

Marco Civil da Internet foi o nome dado a lei nº 12.965, essa lei dá garantias, direitos e deveres para os usuários da Internet, além de determinar as maneiras que o Estado pode atuar em relação a essa lei.
Sessão de votação do Marco Civil da Internet na Câmara dos Deputados (Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)
O primeiro projeto de lei sobre esse tema, foi a chamada “Lei Azeredo”, que é a lei de crimes cibernéticos, como difusão de vírus, estelionato eletrônico, clonagem de cartões etc. Apesar de sancionada, essa lei sofreu bastante resistência, chegando até a ser apelidada como “AI-5 Digital”, em alusão aos tempos da ditadura. Devido a essa resistência, foi criada a ideia do projeto do Marco Civil da Internet.

Tudo começou com um debate em um blog, após as proporções tomadas por esse debate, o projeto de lei, em 2011, foi oficialmente apresentado à Câmara dos Deputados. A lei foi aprovada três anos depois, no dia 23 de abril de 2014, sendo sancionada logo em seguida.

O texto da lei aborda temas como o princípio da neutralidade, a privacidade, a guarda de registros, entre outros. São 25 artigos divididos em cinco capítulos. Além de tudo isso, a lei garante a liberdade de expressão e a transmissão de conhecimento, mas impõe obrigações de responsabilidade civil tanto aos usuários quanto aos provedores de Internet.

Aqui seguem umas informações rápidas sobre o que essa lei muda na sua vida.

Liberdade de expressão em tempos de campanhas políticas


A liberdade de expressão é um direito fundamental do indivíduo e do desenvolvimento da democracia. Ela engloba a liberdade de pensamento, de opinião e de comunicação. O surgimento da internet e o crescimento das redes sociais fez com que o acesso à informação estivesse ao alcance de todos, tornando-se ferramenta indispensável para qualquer pessoa manifestar livremente opiniões e ideias.

Legalização da maconha, do aborto e questões sobre homofobia foram temas recorrentes nas campanhas e nos debates políticos na corrida da campanha eleitoral desse ano. O que dizer do candidato Levy Fidelix que fez uma declaração polêmica ofendendo os homossexuais e o mesmo rebatendo ao candidato Eduardo Jorge que ''O senhor não tem moral nenhuma e propõe que os jovens consumam maconha, façam aborto". Fidelix mencionou o artigo 5º da Constituição federal, que trata do livre direito à expressão.

E quando o discurso de liberdade de expressão é confundido com discurso de ódio? Uma coisa é expressar o pensamento sem afrontar o direito alheio, outra coisa é manifestar opiniões que gerem preconceitos, degradando a dignidade do ser humano. Embora reconhecida constitucionalmente como um direito fundamental, não se pode dizer que a liberdade de expressão seja plena no Brasil, especialmente no período eleitoral, quando não é permitido falar o que se pensa, ou o que se sabe, sobre políticos, parlamentares ou governantes.

Até onde liberdade de expressão e discurso de ódio são confundidos? Até que ponto vai o limite entre esses dois discursos?

Fonte: Valor.com.br / Ministério da Justiça.




Xenofobia absurda contra os nordestinos

 


Xenofobia geralmente se manifesta através de ações discriminatórias e ódio por indivíduosestrangeiros. Há intolerância e aversão por aqueles que vêm de outros países ou diferentes culturas, desencadeando diversas reações entre os xenófobos.
No mundo de hoje, é impossível fugir de uma rotulação imposta pela sociedade, a necessidade de inferiorizar um companheiro pelo sentimento de superioridade é infelizmente algo que vivemos em nosso cotidiano. Como é o caso vivido pelos nordestinos quando chegam na região Sudeste. Diversas famílias nordestinas sofrem inúmeros tipos de preconceito, por motivos que não possuem explicações.
Muitas vezes estas mesmas famílias veem a capital com a intenção de arranjar um trabalho e ter uma vida digna e honesta, porem a triste realidade se mostra diferente, diversos nordestinos sofrem ao tentar arranjar emprego na maior capital do pais simplesmente por serem o que são.
Essa intolerância ou também podendo ser considerada como doença é muito praticada por pessoas que nasceram no Brasil, mais precisamente em São Paulo e Rio de Janeiro. O descaso contra os nordestinos é tão grande que para os preconceituosos não há diferença entre quem nasceu na Bahia, no Ceará, ou em Pernambuco, existem apenas “Baiano e Paraíba”. Não existe campanhas contra a xenofobia que busquem conscientizar as pessoas que isso é crime. E as vítimas que sofrem com o preconceito, são leigas em relação aos seus direitos conta esse preconceito absurdo.
A lei nº 9.459 de 13 de maio de 1997 regularizou que quem comete xenofobia pode sim responder por esse ato. Fonte da pesquisa
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9459.htm

Miss Ceará ganha Miss Brasil e é "esculachada" nas redes sociais

Comentários preconceituosos contra a Miss Brasil Melissa Gurgel não faltaram nas redes sociais. No Twitter a bela sofreu agressões virtuais como: “Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível” ou “Miss Ceará ganhou o Miss Brasil, e eu aqui achando que no Ceará só tinha gente feia”.

Comentários esses que levaram a OAB-CE (Ordem dos advogados do Ceará)  a entrar com representação e notícia-crime junto ao Ministério Público Federal contra internautas. Segundo a OAB-CE, foi pedida a identificação dos autores e, caso seja constatado crime de injúria, o autor da mensagem pode ser condenado por período de um a três anos.

Já Melissa declarou sobre as discriminações: "Sou totalmente livre de preconceitos e lamento muito que as pessoas se limitem a julgar os outros pelo que elas aparentam ser e pelas suas características culturais." e “Ignoro porque não sou cearense, sou brasileira”, afirmou ela ao participar do Programa Pânico desta quinta-feira (02).

Ao invés de alguns brasileiros reconhecerem o merecimento do título da bela, talvez estejam com recalque.

E você concorda que os agressores online devem responder legalmente?

Leia mais em: http://bit.ly/ZNsfXf; http://glo.bo/1yxSbFs; http://bit.ly/1s453yL


Uma visão geral da liberdade e direitos de expressão na internet

O que realmente é a Liberdade de expressão da internet? Até onde nós podemos ir para poder nos expressar sem ser julgado ou coisa assim? A liberdade tem limites?

Bem, a liberdade de expressão é simplesmente você propor sua visão sobre um determinado assunto, e falar do jeito que você acha certo. A ideia de você saber até que ponto sua liberdade vai é de não ofender de certa forma, pessoas que por mais que você não queira, ou não foi sua intenção, se ofendam a respeito do que você pode está dizendo sobre um determinado assunto. A liberdade tem limites sim. Mesmo muitos achando que a nossa tal liberdade é algo sem limites, a gente acaba tendo um certo ponto final em relação a sua liberdade de expressão, sendo ela o direito do outro. Sendo assim, você pode sim escrever o que você quer, do jeito que você quer, e pra quem você quiser. Mas certifique-se que ninguém vai se ofender ou lhe acusar de algum desrespeito. Liberdade de expressão não é Opressão, muita gente acaba achando a mesma coisa, pois não acha que o que está falando, não vai machucar ou ofender ninguém, mas nem sempre é assim.

http://www.cartacapital.com.br/politica/a-liberdade-de-expressao-na-internet

é algo bastante discutido, e é algo que diversas vezes, estudamos mais ainda para saber, até onde podemos ir com essa tal liberdade e direitos de expressão na internet.





Fonte: Carta Capital
© SITe
Maira Gall