(Fonte da imagem: http://elastica.abril.com.br/wp-content/uploads/2015/07/escape60-937x700.jpg)
O termo Jogos Pervasivos tem uma série de definições que se assemelham. Os três princípios básicos que alinham os estudos já realizados por alguns autores sobre esse conceito são: com esses jogos, o mundo é transformado em uma versão ampliada do espaço de jogos de tabuleiro; eles têm a capacidade de confundir os limites entre elementos que fazem parte da ficção do jogo e do mundo real; os jogos desse tipo criam uma fusão entre o real e o virtual.
O primeiro exemplo de Jogos Pervasivos foi apresentado em 2001 por
Schneider e Kortuem: o jogo Pervasive Clue, que utiliza dispositivos
de comunicação digital sem fio (PDAs) e frequências de rádio
(RFID). Ele foi criado baseado em um jogo de tabuleiro chamado Clue,
no Brasil conhecido como Detetive. O objetivo dos jogadores é
descobrir o assassino, o local e a arma de uma personagem através de
pistas localizadas a partir dos dispositivos móveis. Um exemplo atual é o jogo Escape 60', que é uma experiência indoor entre amigos.
Texto: Lara Morais
Texto: Lara Morais
Leia mais: http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_19/contemporanea_n19_08_mont_alverne.pdf
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