segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Assunto do Dia:  Discriminação nas Redes Sociais






Preconceito e discriminação sempre estiveram presentes na história da humanidade, mas com o crescimento da sociedade virtual o tema vem sendo cada fez mais frequente e polêmico.

 Até onde as pessoas podem falar o que querem na Rede? Como a população reage?
Quantos casos já viraram assunto nas mídias desde o comentário da estudante Mayara Petruso no Twitter?


 Não é só sobre nordestinos que são constantemente vitimados aqui Brasil,  o mais recente caso nas redes sociais no mundo é sobre o vírus Ebola. Os africanos um povo tão sofrido vem sendo motivo de discriminação e piadas na Internet.


 Cyberbullying, Xenofobia, e entre outras violências virtuais vem aumentando em todas as redes sociais... Como podemos  mediar sobre o pensamos e publicamos na "Nuvem"?
O que vocês pensam sobre esse assunto?






Zoo Humano é cancelado em Londres

   A performaçe artistica do sul aricano Brett Bailey gerou muito polemica em Londres, Exhibit B é uma especie de zoologico humano q mostra como os negros eram tratados na época colonial, a exposição já tinha passado por 12 cidades em vários países, mesmo que os aristas afirmem que objetivo era mostrar “repugnantes atitudes referentes à raça durante a era colonial”, isso não agradou aos manifestantes, a performase foi considerada racista e ofenciva.
   Com o objetivo de concientizar, a obra tinha tido uma aceitação possitiva em todas as outras cidades em que passou, chamada de “cumplice do racismo” a expossição foi fechada, tamto por causa das manifestações e baixo assinados , quanto para a segurança dos artistas, Barbican em resposta as acusaçoes de ser “cumplice do racismo” rspondeu que é contra o preconceito racial, e que nunca apresentaria um obra que o fosse a favor disso.
   

Esse acontecimento, deixa perguntas no ar, porque essa exposição incomodou tanto? Sera que os protestos foram realmente por que a exposição era racista ou por que a realidade da época colonial ainda incomoda? 

E a minha privacidade?



A partir do Marco Civil da Internet a palavra clareza deverá estar cada vez mais presente nas redes sociais, seus dados e tudo aquilo que você não quer que ninguém veja está protegido pela nova lei. (Ufa, finalmente né?) Mas espera aí, já não era assim? Não colega, não era. 
Seus e-mails por exemplo, até a lei funcionar eles não eram protegidos de verdade. Mas a partir de agora todos os meio de comunicações eletrônicos ou não tem a mesma garantia de privacidade. Essa nova proteção só poderá ser rompida com uma ordem judicial.  

Fonte: http://culturadigital.br/marcocivil/

Marco Civil da Internet! Oi??

MARCO CIVIL DA INTERNET, algo supostamente tão obvio que só foi pensado no dia 23 de junho de 2014. Mas então vem a grande pergunta: O que é isso?? 
 
Bom segundo o que foi sancionado pela Presidenta Dilma, o objetivo desse marco civil é proteger os dados dos internautas, assim as contas que esses possam vir a abrir, ou fechar, terá que dar a opção de apagar seus dados pessoais, serão excluídos, caso o internauta queira. Mas não é só isso, esse marco civil, também serve para nos nossos perfis, então, essas empresas não podem mais repassar nossas informações para outras pessoas sem o nosso consentimento.
 
E não é só isso, essa privacidade também é garantida para os e-mails, então todo o conteúdo das comunicações privadas nos meios eletrônicos tem a mesma proteção que os outros meios. Isso pode ser considerado um avanço importante, já que agora teremos mais proteção com relação ao que conversamos.

Mas como isso afeta a nossa liberdade de expressão????Essa é uma boa pergunta!!!!



O Feio da Beleza.




Se a beleza está nos olhos de que ver, o que dizer de uma beleza que desperta o preconceito? Eu digo que feio, que triste e que falta de respeito. E você? Recentemente o que poderia ser bonito aos olhos do brasileiros  se tornou caso de justiça e crime de Xenofobia. Criticar uma pessoa sem nem ao menos conhecê-la ou mesmo que a conheça, pelo simples fato dela pertencer a uma determinada região, grupo ou falar com um jeito próprio é algo fora da razão. É imoral, e só engorda a intolerância. Nada justifica a não aceitação ao outro, ainda mais quando falamos da beleza da mulher brasileira. Uma espécime plural e fascinante, pertencente a um pais cheio de uma heterogeneidade única de cores, sabores, cheiros , sotaques e formas. Assim foi e está sendo com  Melissa Gurgel, cearense de 20 anos, eleita Brasil 2014 que recebeu duras criticas por ser nordestina,  e por ser bela.Uma beleza tão nossa, tão brasileira que deveríamos nos orgulhar.

Nordestinos e paulistas se avaliam.


É comum encontrar notícias e reportagens do tipo “ Como os estrangeiros vêem o Brasil’’ ou
“ O Brasil pelos estrangeiros’’, mas há uma interpretação ainda mais forte sobre o nosso país, porém ainda marginalizada – O Brasil pelos brasileiros.
Um artigo da Universidade Federal da Bahia propõe investigar as relações de interpretação social entre paulistas, baianos e nordestinos. Como os paulistas avaliam os nordestinos, e como os nordestinos avaliam os paulistas e quais são os pontos fortes e negativos de cada um dos grupos.
A pesquisa busca entender o processo de identificação entre os grupos, como essa “ identidade social’’ propõe também um reconhecimento e valor. E a partir disso são construídos estereótipos e preconceitos.
A conclusão com a análise das respostas do questionário é a seguinte : o paulista avalia o nordestino como : machista, alegre, feio , cooperativo , honesto e sensível. Já na avaliação dos paulistas pelos baianos, o baiano avalia o paulista como : preconceituoso e individualista, dinâmico e disciplinado.
E você? Como avaliaria o paulista ou o nordestino? Você se identifica com a análise? Há preconceito entre regiões no Brasil ?

Segue abaixo o vídeo postado pelo canal Omygod “Desabafo de uma nordestina’’ ( reparem só nos comentários do vídeo) :


Fonte :
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272005000200009

Marco Civil: entenda um pouco sobre a nova lei da Internet

Marco Civil da Internet foi o nome dado a lei nº 12.965, essa lei dá garantias, direitos e deveres para os usuários da Internet, além de determinar as maneiras que o Estado pode atuar em relação a essa lei.
Sessão de votação do Marco Civil da Internet na Câmara dos Deputados (Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)
O primeiro projeto de lei sobre esse tema, foi a chamada “Lei Azeredo”, que é a lei de crimes cibernéticos, como difusão de vírus, estelionato eletrônico, clonagem de cartões etc. Apesar de sancionada, essa lei sofreu bastante resistência, chegando até a ser apelidada como “AI-5 Digital”, em alusão aos tempos da ditadura. Devido a essa resistência, foi criada a ideia do projeto do Marco Civil da Internet.

Tudo começou com um debate em um blog, após as proporções tomadas por esse debate, o projeto de lei, em 2011, foi oficialmente apresentado à Câmara dos Deputados. A lei foi aprovada três anos depois, no dia 23 de abril de 2014, sendo sancionada logo em seguida.

O texto da lei aborda temas como o princípio da neutralidade, a privacidade, a guarda de registros, entre outros. São 25 artigos divididos em cinco capítulos. Além de tudo isso, a lei garante a liberdade de expressão e a transmissão de conhecimento, mas impõe obrigações de responsabilidade civil tanto aos usuários quanto aos provedores de Internet.

Aqui seguem umas informações rápidas sobre o que essa lei muda na sua vida.

Liberdade de expressão em tempos de campanhas políticas


A liberdade de expressão é um direito fundamental do indivíduo e do desenvolvimento da democracia. Ela engloba a liberdade de pensamento, de opinião e de comunicação. O surgimento da internet e o crescimento das redes sociais fez com que o acesso à informação estivesse ao alcance de todos, tornando-se ferramenta indispensável para qualquer pessoa manifestar livremente opiniões e ideias.

Legalização da maconha, do aborto e questões sobre homofobia foram temas recorrentes nas campanhas e nos debates políticos na corrida da campanha eleitoral desse ano. O que dizer do candidato Levy Fidelix que fez uma declaração polêmica ofendendo os homossexuais e o mesmo rebatendo ao candidato Eduardo Jorge que ''O senhor não tem moral nenhuma e propõe que os jovens consumam maconha, façam aborto". Fidelix mencionou o artigo 5º da Constituição federal, que trata do livre direito à expressão.

E quando o discurso de liberdade de expressão é confundido com discurso de ódio? Uma coisa é expressar o pensamento sem afrontar o direito alheio, outra coisa é manifestar opiniões que gerem preconceitos, degradando a dignidade do ser humano. Embora reconhecida constitucionalmente como um direito fundamental, não se pode dizer que a liberdade de expressão seja plena no Brasil, especialmente no período eleitoral, quando não é permitido falar o que se pensa, ou o que se sabe, sobre políticos, parlamentares ou governantes.

Até onde liberdade de expressão e discurso de ódio são confundidos? Até que ponto vai o limite entre esses dois discursos?

Fonte: Valor.com.br / Ministério da Justiça.




Xenofobia absurda contra os nordestinos

 


Xenofobia geralmente se manifesta através de ações discriminatórias e ódio por indivíduosestrangeiros. Há intolerância e aversão por aqueles que vêm de outros países ou diferentes culturas, desencadeando diversas reações entre os xenófobos.
No mundo de hoje, é impossível fugir de uma rotulação imposta pela sociedade, a necessidade de inferiorizar um companheiro pelo sentimento de superioridade é infelizmente algo que vivemos em nosso cotidiano. Como é o caso vivido pelos nordestinos quando chegam na região Sudeste. Diversas famílias nordestinas sofrem inúmeros tipos de preconceito, por motivos que não possuem explicações.
Muitas vezes estas mesmas famílias veem a capital com a intenção de arranjar um trabalho e ter uma vida digna e honesta, porem a triste realidade se mostra diferente, diversos nordestinos sofrem ao tentar arranjar emprego na maior capital do pais simplesmente por serem o que são.
Essa intolerância ou também podendo ser considerada como doença é muito praticada por pessoas que nasceram no Brasil, mais precisamente em São Paulo e Rio de Janeiro. O descaso contra os nordestinos é tão grande que para os preconceituosos não há diferença entre quem nasceu na Bahia, no Ceará, ou em Pernambuco, existem apenas “Baiano e Paraíba”. Não existe campanhas contra a xenofobia que busquem conscientizar as pessoas que isso é crime. E as vítimas que sofrem com o preconceito, são leigas em relação aos seus direitos conta esse preconceito absurdo.
A lei nº 9.459 de 13 de maio de 1997 regularizou que quem comete xenofobia pode sim responder por esse ato. Fonte da pesquisa
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9459.htm

Miss Ceará ganha Miss Brasil e é "esculachada" nas redes sociais

Comentários preconceituosos contra a Miss Brasil Melissa Gurgel não faltaram nas redes sociais. No Twitter a bela sofreu agressões virtuais como: “Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível” ou “Miss Ceará ganhou o Miss Brasil, e eu aqui achando que no Ceará só tinha gente feia”.

Comentários esses que levaram a OAB-CE (Ordem dos advogados do Ceará)  a entrar com representação e notícia-crime junto ao Ministério Público Federal contra internautas. Segundo a OAB-CE, foi pedida a identificação dos autores e, caso seja constatado crime de injúria, o autor da mensagem pode ser condenado por período de um a três anos.

Já Melissa declarou sobre as discriminações: "Sou totalmente livre de preconceitos e lamento muito que as pessoas se limitem a julgar os outros pelo que elas aparentam ser e pelas suas características culturais." e “Ignoro porque não sou cearense, sou brasileira”, afirmou ela ao participar do Programa Pânico desta quinta-feira (02).

Ao invés de alguns brasileiros reconhecerem o merecimento do título da bela, talvez estejam com recalque.

E você concorda que os agressores online devem responder legalmente?

Leia mais em: http://bit.ly/ZNsfXf; http://glo.bo/1yxSbFs; http://bit.ly/1s453yL


Uma visão geral da liberdade e direitos de expressão na internet

O que realmente é a Liberdade de expressão da internet? Até onde nós podemos ir para poder nos expressar sem ser julgado ou coisa assim? A liberdade tem limites?

Bem, a liberdade de expressão é simplesmente você propor sua visão sobre um determinado assunto, e falar do jeito que você acha certo. A ideia de você saber até que ponto sua liberdade vai é de não ofender de certa forma, pessoas que por mais que você não queira, ou não foi sua intenção, se ofendam a respeito do que você pode está dizendo sobre um determinado assunto. A liberdade tem limites sim. Mesmo muitos achando que a nossa tal liberdade é algo sem limites, a gente acaba tendo um certo ponto final em relação a sua liberdade de expressão, sendo ela o direito do outro. Sendo assim, você pode sim escrever o que você quer, do jeito que você quer, e pra quem você quiser. Mas certifique-se que ninguém vai se ofender ou lhe acusar de algum desrespeito. Liberdade de expressão não é Opressão, muita gente acaba achando a mesma coisa, pois não acha que o que está falando, não vai machucar ou ofender ninguém, mas nem sempre é assim.

http://www.cartacapital.com.br/politica/a-liberdade-de-expressao-na-internet

é algo bastante discutido, e é algo que diversas vezes, estudamos mais ainda para saber, até onde podemos ir com essa tal liberdade e direitos de expressão na internet.





Fonte: Carta Capital

terça-feira, 11 de março de 2014

Vídeo com Gal Kury

E por fim, a professora Gal Kury foi convidada para um bate papo sobre esse assunto.

Ela, que além de ser professora na Universidade de Fortaleza, também trabalha há anos na area de mídias sociais e marketing.

Gal cita muitos conceitos que abordamos nas postagens anteriores, mas vai além, aborda também como está o mercado para esse profissional atualmente. 

Confire aqui:
 

Espero que esse blog tenha esclarecido quem não conhecia essa profissão tão necessária e presente nos dias de hoje. E podemos ver, que o Web Marketing nunca trabalha sozinho, ele sempre trabalha junto com o Web Designer, com a Criação, com a Direção de Arte. É um trabalho realizado em conjunto para que o todo seja um sucesso! 

Obrigada,
Até logo!










Web Marketing na visão da FLAG

A FLAG, localizada em Portugal, é uma escola especializada em cursos na area de comunicação,  e dentre os cursos, o de Web Marketing é referência.  

Conheça o Gabriel Augusto, diretor-geral da FLAG, e ele explica no que consiste o trabalho de um Web Marketeer, que competências deve ter e quais são os níveis de empregabilidade desta nova profissão.


Que tipo de trabalho desenvolve um Web Marketeer? 


O Web Marketeer é um profissional de Marketing, especializado na componente web do Marketing Digital, com os conhecimentos e as competências necessárias para integrar as plataformas e as ferramentas online numa estratégia de marketing global. A sua atividade pode envolver um enorme leque de funções, desde a gestão de conteúdos de um website, a campanhas de e-mail marketing, gestão de comunidades e presença em redes sociais, política de conteúdos, blogs, otimização em motores de pesquisa, entre outros. Note-se, ainda, que as competências associadas ao web marketing têm vindo a expandir-se para outras funções que não estão tradicionalmente ligadas ao marketing e comunicação, como funções de gestão, vendas e recursos humanos, alargando as áreas de atuação do web marketing.
 
Que competências pessoais são indicadas para o desempenho desta profissão?


As competências pessoais indicadas dependem bastante das áreas de intervenção específicas do profissional em questão, já que o Web Marketing envolve um grande espetro de possíveis funções. Se, por exemplo, para um "community manager" se consideram indispensáveis competências pessoais como facilidade de comunicação e empatia, já para um profissional mais dedicado à componente de search marketing se destacam a capacidade analítica e a orientação para métricas e indicadores de atividade. Generalizando, há algo que é determinante a todos os profissionais desta área, independentemente da sua intervenção: criatividade, apetência pelas novas tecnologias e capacidade de auto-aprendizagem, na medida em que se trata de um domínio em constante evolução e exige a todos os profissionais um elevado nível de dedicação para o correto acompanhamento das inovações e, assim, captar as oportunidades quando estas surgem.
 
Como se forma um profissional em Web Marketing?


A formação de um profissonal especializado em Web Marketing exige uma preparação transversal nas várias áreas de intervenção que a função exige, para além do desenvolvimento da capacidade de integração destas áreas numa só estratégia coerente e global. Tendo em conta as características da função, pretende-se que a formação seja muito prática, orientada para o saber-fazer, com desenvolvimento de competências técnicas, tecnológicas e também analíticas. Note-se que a formação contínua de um profissional especializado nestas áreas associadas ao Marketing Digital exige ainda uma forte componente de autodidatismo, já que se trata de um domínio em constante evolução e em que não existe espaço para desatualização. Assim sendo, uma formação presencial em sala, orientada para a prática e técnica, pode facilitar bastante a integração inicial.
 
Qual é a empregabilidade desta profissão? 


O Web Marketing assume um papel fundamental para as empresas, tornando-se numa das atividades com maior empregabilidade no mercado de trabalho, onde a procura é, ainda, superior à oferta de profissionais qualificados, reflectindo-se no volume de anúncios de emprego que existem para as mais diversas áreas de intervenção de Web Marketing.

Site: www.flag.pt

Fontes:

Profissão de hoje e do futuro!

Vimos no post anterior, o surgimento dessa profissão e sua importância.

Mas o que essa profissão realmente significa? 

Web marketing é um novo segmento dentro do marketing que se refere especificamente ao ambiente web.

O trabalho do profissional de Web Marketing não está relacionado somente a vendas na internet, mas também em estar bem posicionado em sites de busca, a publicações de banners, assim como ter um bom relacionamento com seus clientes, fornecedores e colaboradores.


Assim, o termo web marketing refere-se a um tipo de utilização da internet que pode ser feita através de computadores, celulares e outros dispositivos digitais/móveis.

Fontes:

Mas afinal, o que é Web Marketing?

Sejam bem-vindos! 

Afinal, que profissão é essa? O que ela faz? Qual a importância desse profissional no mercado? É o que vamos discutir aqui e nas próximas postagens!  


Apesar da palavra “marketing” já ser conhecida por muitos, eis um conceito e profissão recente, o de Web Marketing.

O ambiente digital tornou-se parte do nosso mundo e presente em todo lugar, através de conexões sem fio, de alta velocidade e de dispositivos móveis, como celulares, notebooks e os smartphones.

O que torna a internet diferente de todos os outros meios é que, graças a ela, a comunicação deixou de ser unilateral e tornou-se uma via de mão dupla, onde qualquer pessoa pode publicar conteúdos. É diferente dos outros meios de comunicação convencionais, onde as grandes corporações detinham o poder da comunicação.

A internet deu voz ao povo, e ao consumidor principalmente. E está tudo lá, às claras: se o cliente obteve uma boa experiência com tal empresa/produto/serviço, ele provavelmente falará bem, mas se houve algum tipo de decepção, ele falará negativamente daquela empresa/produto/serviço.  


E olha que interessante: pesquisas mostram que mais de 80% dos consumidores usam os sites de buscas para encontrar produtos e serviços. São mais de 35 milhões de consumidores a procura de novas experiências, recomendações de produtos, dicas, e etc. 

Então, como essa nova realidade influencia o mercado? Como estar na internet de modo eficiente? Como uma empresa pode usar toda a potencialidade desse meio, sem ficar vulnerável à propaganda negativa e ou prejudicar a reputação conquistada? Como estar presente no mundo digital, já que ele avança e sem dúvida será o futuro?

Logo, a profissão de Web Marketing se fez necessária, quando essas perguntas surgiram e necessitavam de respostas. 

Fontes:
© SITe
Maira Gall