segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Origem. Real, virtual e atual?



O filme “A Origem” é bastante enigmático e a história gira em torno de um mundo onde é possível entrar na mente humana. Os personagens tem a função de entrar nos sonhos das pessoas e roubar sua idéias, seus segredos e tudo que é idealizado no sonho. O personagem principal é Cobb e ele juntamente com uma equipe aceita a missão de invadir o sonho de Richard Fischer, herdeiro de um império econômico, e plantar uma idéia na mente dele, sendo essa a de desmembrar o império do pai.

O filme se relaciona de forma visível com o texto “O que é virtual” de Pierre Levy, pois podemos identificar o virtual e o atual em alguns pontos do filme. O virtual é real, porém ele se opõe ao que é material. Já o atual é solução do enigma que está sendo tratado no virtual. A virtualidade e a atualidade são ambas reais, porém são retratadas de formas diferentes durante o filme.  

Pode-se dizer que a idéia que Cobb vai implantar na mente do herdeiro para que ele venha a dividir o seu império é virtual, pois é uma idéia que é real. O atual também é identificado durante o filme, na cena em que Cobb consegue voltar para seu país e encontrar seus filhos. Nessa cena podemos ver a solução do problema que o personagem teve que passar durante todo enredo do filme. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall