terça-feira, 16 de outubro de 2012


  O filme A Origem é uma ficção na qual mostra como os sonhos podem ser controlados e manipulados,  conseguindo extrair ou implantar informações.

  Podemos notar uma ligação muito clara do filme com o texto “O que é virtual?”, de Pierre Lévy. O autor se refere em seu texto que o virtual é algo real e produzido, o que muitos não concordam. Por sua vez o virtual se opõe ao atual, é algo impotente e que não pode ser materializado. O sonho, mostrado no filme, pode ser considerado uma metáfora ao virtual. Uma comparação a algo que não existe fisicamente, mas nem por isso deixa de existir. O sonho, assim como o virtual, sofre por conta da sua impotência, que no momento em que deixa de existir e começa a se concretizar deixa de ser apenas sonho e virtual. 

Pierre também fala sobre seu conceito de atualização, que é o ato de fazer a realização do virtual, o ato de concretizar o que antes só acontecia em pensamento ou de forma inanimada.
A ligação que a atualização tem com o filme é o pela tentativa que os personagens tem de se concretizar o desejo de se conseguir roubar os segredos ou de implantar novas informações na mente das pessoas.


Outra teoria é a da realização, que é o estado pré-definido. O estado que não domina e que não tem como mudar. A realização pode ser representada no filme pela sensação de morte nos sonhos, que causa, consequentemente, o despertar da própria pessoa dona do sonho.  

Um comentário

  1. Adorei seu blog, nota 100. Já estou seguindo, segue de volta ?? http://makebelievetecnolgyentertainment.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall