terça-feira, 16 de outubro de 2012

O filme "A origem" e os conceito do livro "o que é o virtual?"


O filme "A origem"  britânico Christopher Nolan  e a relação com o livro "O que é virtual?" do filosofo francês Pierre Lévy. E adiante está a relação do filme e os dos conceitos do livro entre o virtual, real, atual e a virtualização.




Tudo que não é real é virtual, mas virtual pode se tornar real. Tudo que não é material é virtual ele não se opõe ao real. Em relação ao filme “ A origem” o virtual era os sonhos dos personagens, durante o sonho tudo era real, mas era o real do sub consciente é outro tipo de realidade. O virtual é sempre produzido, mesmo quando temos a ilusão de sentir a materialização dele, no filme aplica-se varias vezes, que você fica confuso sem saber se ele está no sonho ou no real, porque o sonho é real, mas o real diferente, tanto que até no final do filme você fica sem saber  se o encontro com os filhos é real ou é mais sonho do personagem Cobb (Leonardo diCaprio).
No atual é relacionado com algo que seja de verdade, algo que seja concreto e material, totalmente ao contrário do virtual. A atualização é a materialização dos planos, ela é a solução para os problemas, no filme ele aparece na cena em que Cobb planta a idéia na mente do imperador.
A virtualização  ela ocorre quando surgi um problema na atualização e para consertar esse problema é preciso encontrar uma nova solução para dar certo o que foi esperado. No filme esse momento surge quando o herdeiro acha um modo de criar uma defesa para o corpo dele e faz com que fique mais difícil que Cobb implante a idéia que deseja.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall