quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Irreal real



Há quem diga que o filme "A Origem" é o pior que já se viu. Há aqueles que o acham complexo, interessante, tediante, exagerado. Há até aqueles que têm certeza de que o roteirista e diretor, Christopher Nolan, ao escrever o filme, leu Pierre Levy.

Em sua obra, "O que é virtual", o filósofo, sociólogo e antropólogo, Levy, nos apresenta alguns termos, e os define, tais como: o que é virtual, atual, atualização e virtualização . Para explicar esses termos, utilizarei alguns enredos do filme.

Agora, o que é virtual???
Para entrarmos no conceito de virtual, devemos perpassar o conceito de real, que, pra Levy, é tudo aquilo que está acontecendo no momento. O virtual, por sua vez, se encaixa perfeitamente dentro dessa definição, já que, para o filósofo, o virtual são planos para algo que, de fato, venha a acontecer. O virtual é sempre produzido, mesmo quando temos a ilusão de sentir a materialização. Apesar de ser um conceito complexo, aplicando-o ao filme, podemos ver o virtual quando Cobb têm um plano maior, que é chegar conseguir chegar em casa para seus filhos ou na ideia da implantação, pelo sonho, de uma ideia na mente do imperador.

Continuando nos conceitos, passsamos agora para o que é atual!
Atual é o concreto, o paupável. É exatamente por isso que o virtual se opoe a ele, pois um plano só pode ser concreto depois que for feito, depois de se materializar, e é nesse quesito que o atual se encaixa! No filme, podemos identificá-lo quando no fim, o Cobb consegue o que queria, consegue o seu desejo, seu plano: chegar em casa e estar com seus filhos.

Atualização é exatamente o processo entre o virtual, o plano, e o atual, a materialização desse plano. É uma solução para o problema, ou seja, uma saída para que o plano possa de fato ser realizado. No filme a atualização aparece durante a implantação da ideia na mente do imperador. Só assim, terminando a tarefa dada, que o personagem principal, Cobb, conseguirá chegar ao seu desejo.

Por último vêm a virtualização!
A virtualização é quando ocorre algum problema dentro da atualização e é preciso encontrar uma nova solução para que seja possível chegar ao objetivo. Cobb, durante o processo, acaba caindo no limbo. Isso foi uma virtualização pois acabou retardando-o a chegar aonde ele queria. Porém, ele conseguiu encontrar uma nova solução, e assim voltou para sua casa.



Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall