terça-feira, 9 de outubro de 2012

Os conceitos de Lévy em "A Origem"



Segundo Lévy, no livro “O que é o virtual?”, o virtual é definido como, ao contrário do que muitos pensam, o que existe em potência e não em ato. O virtual está no imaginário, mas ele existe, ele apenas não é concreto, ainda (veremos mais a frente que o virtual pode tornar-se material, concreto, através do processo de atualização, uma vez que o virtual é um complexo problemático que procuramos solucionar, ou seja, transformar em atual).

Relacionando esse conceito ao filme “A Origem”, podemos identificar que o virtual no contexto do filme é a ideia que deverá ser implantada por Cobb (Leonardo Dicaprio) na mente do herdeiro, Richard Fisher (Cillian Murphy), de um império econômico, após a morte de seu pai. A ideia é que o herdeiro desmembre o império, acabando assim com a concorrência com a empresa de Saito (Ken Watanabe), contratante de Cobb.
O objetivo de Cobb na implantação dessa ideia na mente do herdeiro é que a mesma passe de virtual (não concreto) para atual (concreto), ou seja, que  o herdeiro, após acordar do sonho, ponha em prática a ideia de desmembrar o império de seu pai, e para isso, Cobb usa técnicas, através de seu experiência, para alcançar o objetivo. Lévy chama esse processo de virtual para atual de atualização.
O ideal é que esse processo de atualização leve o virtual para o atual, mas é mais comum que a atualização seja direcionada para outro processo, a virtualização (gera o virtual, um novo virtual), ou seja, no meio do processo de atualização surgem novos problemas, nesse caso, teremos que procurar novas soluções (atualização), tendo em mente sempre o objetivo final: o atual.
No filme “A Origem” observamos isso claramente, na trama, no meio do processo de atualização, surgem sempre novos problemas (que devem ser solucionados para o alcance do objetivo final), por exemplo: a esposa de Cobb, que confunde sua cabeça, a defesa criada pelo corpo do herdeiro, que dificulta na implantação da ideia, a “morte” de Saito no sonho, entre outros novos problemas.
Por fim, o filme tem um final subjetivo, onde não temos certeza se o objetivo final (transformação da ideia, o virtual, em algo concreto, o atual – o império ser desmembrado, na prática) é conquistado, uma vez que os personagens mergulham tanto no universo onírico, que fica impossível saber quando estão acordados ou sonhando. Mas, na minha interpretação pessoal, acredito que o objetivo foi conquistado, uma vez que os métodos utilizados (atualização) foram bem convincentes.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall