quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Estar Perto Ainda Tem Importância?
A confusão de ideias pode ser prazerosa quando buscamos respostas sobre como funciona o processo de comunicação em nossas vidas. Quanto mais o tempo passa, torna-se menos necessário a presença do material, o corpo físico. Estar junto tornou-se bem diferente de estar perto.
No filme A Origem(Inception, Eua / Reino Unido, 2010) temos vários exemplos do que seria mundo virtual e mundo real. O virtual é diferente do real. Ele se torna uma das formas de ser da realidade. É o que existe em pensamento, produzido a todo instante pela nossa mente. Pode ou não haver uma materialização do virtual. Ele pode ou não trabalhar para se tornar atual. O atual é o material, aquilo que um dia foi virtual, passou por um processo de atualização, que nada mais é do que o caminho percorrido para chegar ao atual.
No enredo do filme, podemos observar esse processo virtual-atualização-virtualização-atual em dois principais contextos. Cobb, arquiteto e personagem principal, se vê sem opção para conseguir o maior desejo de sua vida: voltar para casa. O virtual é o desejo de estar com seus filhos novamente.
 Para que isso aconteça, ele precisa realizar uma inserção. O objetivo é inserir uma ideia no subconsciente de uma pessoa, e essa pessoa precisa acreditar que essa intenção partiu dela mesma. Cobb e sua equipe conseguem penetrar no sonho das pessoas e mexer com suas zonas intermediárias, que ficam entre o consciente e o subconsciente. O herdeiro Fischer precisa destruir o império construído pelo seu pai, que já faleceu. Essa é a idéia. Para que isso aconteça, Cobb conta com a ajuda de várias pessoas. Eles projetam sonhos e dormem dentro daquelas projeções. Dormindo a mente pode fazer quase tudo, inclusive implantar uma idéia. O virtual é justamente os problemas que acontecem do desenrolar da história. As atualizações são as soluções definidas pelos personagens para conseguirem atingir os objetivos. O fato de Fischer possuir treinamento para impedir que entrem em seus sonhos é um exemplo de problema. E o caminho modificado pela equipe é uma forma de atualização.
A virtualização é a chegada de novos problemas até chegar ao atual. Passa de uma solução almejada, a vinda de um outro problema. O atual traz sempre dificuldades que precisam de solução. É o caminho para se chegar a realidade. No caso do filme o atual se fará quando Cobb conseguir materializar seu objetivo. Os problemas são resolvidos. O atual responderá ao virtual. Todo atual um dia foi virtual.
Essa necessidade de estar perto fisicamente de seus filhos faz com que o personagem busque caminhos muitas vezes indevidos e perigosos. Ele joga com a sua vida e a de seus colegas almejando sua tão sonhada liberdade.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall