terça-feira, 16 de outubro de 2012

Relacionando o filme "A Origem" com o texto "O que é virtual?".


O filme “A Origem” fala de pessoas que compartilham sonhos com outras pessoas, e dentro deste sonho compartilhado, os segredos dessas pessoas são guardados e materializados, em um local de difícil acesso, no filme ele trate esse local como um cofre. O personagem Cobb, interpretado por Leonardo diCaprio, é especialista em roubar os segredos dessas pessoas enquanto elas estão sonhando, só que no decorrer do filme ele assume uma missão, ele vai ter que em vez de roubar segredos, vai ter que plantar uma idéia na mente de uma pessoa, sendo que essa pessoa teria que achar que foi uma idéia dela mesma.

 Relacionando o filme “A Origem” com o texto “O que é virtual?”, de Pierre Lévy, o virtual é real, tudo que existe hoje, a tecnologia e tudo mais, um dia já foi virtual e hoje é real. Tudo que não é material é virtual, no filme o que era virtual era os sonhos dos personagens. Quando os personagens estavam sonhando era real, mas era outro tipo de realidade.
No conceito de atual, seria algo que seja de verdade, algo material e concreto, no caso do filme seria o momento em que o Herdeiro Robert termina afirmando para seu tio que irá dividir o império deixado pelo seu pai.
O conceito de realização é a ocorrência de um estado pré-definido, ou seja, são coisas que vão acontecer mesmo que a gente não queira, como por exemplo, o sol nascendo. No filme se pode ver um caso de realização, acontece quando os personagens acordam de um sonho, ou seja, eles não podem controlar o momento que acorda.
No conceito de atualização, seria uma invenção de uma solução exigida por um complexo problemático, ou seja, a solução de um problema, seria uma saída para que o desejo fosse realizado, no caso do filme o personagem Cobb consegue implantar a idéia no imperador, e finalmente Cobb chega em casa, e tem sua presença física para os filhos.
No conceito de virtualização, passa de uma solução a um outro problema, ou seja é um problema dentro da atualização, e tem que ser feito algo para chegar ao propósito. No caso do filme seria a defesa criada pelo corpo do herdeiro, que acaba dificultando a implantação da idéia que Cobb deseja fazer.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall