quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pierre Lévy e A Origem




O filme A Origem nos mostra o personagem Cobb (Leonardo Dicaprio), que tem como objetivo principal implantar uma ideia na cabeça de Richard Fisher (Cillian Murphy). A ideia é de que ele derrube o império criado por seu pai, tendo como consequência o fim da concorrência com outra empresa. O método que Cobb vai usar para alcançar o seu objetivo é entrando no sonho do Richard. 

Relacionando o filme com o texto de Pierre Lévy, podemos identificar que o ponto principal do filme, que nós podemos identificar como virtual é a ideia que o Cobb deve implantar na mente de Richard. Quando a ideia for implantada na mente de Richard e ele acordar, ela vai se tornar real. Outro ponto virtual do filme é o desejo do Cobb de voltar pra casa. E durante todo o filme, ele passa por um processo de atualização até atingir o objetivo dele. 

Outro conceito que podemos identificar no filme, é o de Realização, que é tudo aquilo que nós não dominamos. É aquilo que está no seu subconsciente. Podemos ver isso claramente na cena que o Cobb leva a Ariadne para o sonho dele, e aparecem várias pessoas encarando-a e tentando ataca-la. Todas aquelas pessoas fazem parte do subconsciente do Cobb e ele não é capaz de ter um controle da situação.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall