sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Filme "O Terminal" - Flâneur

O termo "flâneur" vem do verbo francês "flâner", que significa caminhar ou "to stroll" em inglês. Basicamente um flâneur é uma pessoa que anda pela cidade com o objetivo de experimentá-la através de seus sentidos.

No filme O Terminal o personagem Viktor Navorski, um cidadão da Europa Central, que viaja para Nova York. Enquanto viajava, seu país, sofre um golpe de Estado, o que leva seu passaporte a ser invalido. Assim, ele não pode entrar na cidade de Nova York para realizar um sonho de seu pai que era pegar um autógrafo de um renomado músico de Jazz, para cumprir a sua promessa que tinha feito ao seu pai antes dele morrer.

Viktor todo dia pega a fila para ver se seu visto foi aprovado, ele não perde a esperança. Começa a sentir necessidades e vai explorar melhor o aeroporto, começa a ganha dinheiro, faz amizade, se apaixona. Depois de meses ele consegue uma autorização de um dia para entrar na cidade de Nova York, ele vai e realiza o famoso sonho de seu pai.

Para muito ir a Nova York é conhecer muitos lugares, desfrutar cada minuto ali na cidade, mas para Viktor ele só queria realizar um sonho, essa era a forma de satisfação dele, ele não queria conhecer a grande cidade de Nova York, tirar foto, conhecer diversos lugares, ele apenas queria realizar um sonho. No aeroporto ele experimentou diversas sensações, algumas boas e outras não, mas naquele não lugar ele tornou o seu lugar.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall