segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Terminal

MUDANÇA DE VIDA INESPERADA

O Terminal é um filme de 2004 dirigido por Steven Spielberg. Que conta a história de um homem (Viktor Navorski, interpretado por Tom Hanks) preso a um terminal de um aeroporto devido à uma revolução na qual seu país passa enquando ele está no avião a caminho dos Estados Unidos. Ele pousa em solo americano como um "homem sem pátria" e portanto não pode circular em solo americano. Só resta a ele então, o terminal do aeroporto. Navorski passa por uma mudança de vida inesperada.

O terminal se transforma na sua casa por alguns meses e só resta a ele esperar até que a situação no seu país se resolva. A partir daí ele passa a se acomodar nas dependências do aeroporto. Navorski trabalha, faz amizades e até se apaixona no local. Um aeroporto que para muitos é apenas um local de passagem (rápida), para o protagonista acaba sendo seu único meio de sustento.

A situação que Navorski vive no filme se adpta ao conceito de não-lugar. Pois o não-lugar se constitui no local onde as pessoas não possuem vínculos afetivos, ou pessoas e que só passam sem nenhum compromisso. No filme o aeroporto seria o não-lugar para Viktor, mas acaba sendo o único local que lhe resta.

Lucas Pessoa Rebouças.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall