O filme "O Terminal" conta a história de Viktor Navorski (Tom Hanks) que, devido a um golpe sofrido por seu país, tem a validade do seu passaporte perdida, não podendo entrar nos EUA (sair do aeroporto), nem voltar a seu país de origem, ficando preso em um aeroporto.
Inicialmente esse aeroporto é apenas um lugar de fluxo, de passagem, ou seja, um não-lugar. Porém, no decorrer do filme o aeroporto é mostrado sob uma nova percepção.
Para Viktor, o que antes era apenas lugar de passagem vai se transformando em lugar de permanência, passa a ser um "lugar" no qual ele cria vários tipos de relações. Nele Viktor faz amizades, se apaixona, encontra formas de ganhar dinheiro, faz suas refeições, etc.
Com o tempo, ele encontra outras pessoas que também tem o aeroporto como lugar, como o faxineiro do aeroporto, por exemplo, que passa a maior parte da sua vida ali dentro.
Viktor Navorski também pode ser visto como um flâneur, pois ele consegue enxergar o que os simples passantes do aeroporto não conseguem. Ele tem um olhar diferente sobre cada detalhe daquele lugar.
Nenhum comentário
Postar um comentário