terça-feira, 30 de agosto de 2011

O flâneur segundo Baudelaire


Flâneur, adjetivo derivado do verbo francês flâner, significa, numa tradução apressada, passear; passear no sentido de passar o tempo, vagar. Embora tenha sido um conceito também trabalhado por Walter Benjamin, foi Baudelaire quem primeiro cunhou essa definição e tratou sobre o assunto, e é de acordo com sua perspectiva que esse tema será tratado aqui.

O flâneur é um observador da vida urbana. Especificamente tratando do contexto histórico no qual escreveu Baudelaire, as mudanças acontecidas – e que vinham e vêm acontecendo em continuidade – na sociedade francesa – e mundial – em mediados do século XIX, o levaram a questionar-se se as idéias estéticas tradicionais eram – ou não – adequadas al dinamismo da nova sociedade. E para absorver, embeber-se da realidade que governa as cidades modernas, nada como a flânerie. Caminhar, observar e imaginar: talvez sejam estas as 3 palavras que melhor definem a atividade do flâneur segundo a lógica de Baudelaire.

No principio no século XXI, uma nova forma de deambular se instalou em nossas vidas, nesse caso, sem a necessidade de se sair de casa. O flâneur moderno agora vaga pela internet em busca de inspiração, do amor e da ciência. No entanto, por fugir - por motivos óbvios - esse novo enquadramento daquele tratado por Baudelaire, deter-nos-emos aqui.

2 comentários

© SITe
Maira Gall