segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Virtual e a Era da Informação

Para Marshall McLuhan, filósofo e educador canadense: "toda tecnologia gradualmente cria um ambiente humano totalmente novo". Tomando como base a tecnologia que move o mundo atual: rápida, flexível e mutável; podemos compreender características da sociedade pós-moderna, globalizada e integrada na qual estamos inseridos.

As interações e comportamentos sociais encontram-se em franca modificação, a nova plataforma, o virtual, trás consigo uma nova forma de relacionamento e interação, afetando diretamente a forma dos indivíduos observarem a realidade e reagir à ela. A possibilidade de interagir com qualquer parte do mundo a qualquer hora, manter relação com pessoas em qualquer parte mundo, colocando em xeque a idéia de tempo e espaço é uma realidade nos dias atuais foi proposta por McLuhan na década de 60, com a definição de Aldeia Global (o progresso tecnológico estava reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia, ou seja, a possibilidade de se intercomunicar diretamente com qualquer pessoa que nela vive). Entretanto, na época definiu como um meio de comunicação de massa em nível internacional a televisão, sem atentar, no entanto, que as comunicações em uma aldeia se dão de forma bilateral, portanto, somente com o telemóvel e, principalmente, a internet o conceito se concretiza.

Na intitulada “Era da Informação”, as comunicações sofrem grandes modificações, na constante assimilação e descarte de informações que ocorre na sociedade atual. Entretanto, vale questionar até que ponto essa constante assimilação e descarte de idéias e informações afeta o desenvolvimento psicointelectual dos indivíduos.


Um comentário

© SITe
Maira Gall