segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cibercultura

Para entendermos de forma clara o conceito "Cibercultura", devemos, primeiramente, buscar às raízes da inclusão do termo nos dias de hoje. Qual a origem de uma cultura que agrega tecnologia, informações simultâneas, feedbacks cada vez mais rápidos e amplas possibilidades? a resposta é tão imprecisa quanto o questionamento, uma vez que fazer parte dessa era é uma forma direta de socializar e, de fato, vivenciar esse movimento cultural em torno das novas mídias. 
Entretanto, podemos afirmar que a cibercultura é uma das ramificações da era cibernética, marcada por difundir comunicação e associar grupos de pessoas a um novo estilo de se fazer notícia, por exemplo. 

De acordo com o sociólogo e cientista político Sérgio Amadeo, Cibercultura "é um cultura de grupos que atuam com a expansão de redes informacionais, principalmente com a internet. É, então, uma subcultura que ocorre no ciberespaço. Esse espaço virtual que existe quando você se conecta na rede e que passou a ser nominado como ciberespaço por ser caracterizado como espaço cibernético".

O princípio que rege a cibercultura, no entanto, é a leitura e a escrita. Num passado não tão distante da realidade em que vivemos, às pesquisas eram consideradas limitadas em relação ao acesso e, com a expansão da internet, um leque de possibilidades eclodiu numa velocidade bastante considerável do ponto de vista tecnológico. Se antes um determinado conceito era suficiente para compreendermos certos questionamentos, hoje podemos criar nossos próprios e discutir simultaneamente sobre eles. E isso tudo só se tornou possível pela troca cultural mediada por toda a transformação cibernética.

Texto: Cibele Juliana Lima Farias

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall