O que são?
O termo “Cidades Ciborgues” é um termo que perpassa as barreiras do estado físico, levando em conta também informações e ponto que não são tangíveis (Ex: O Social).
Como surgiram as cidades ciborgues?
A cidade na contemporaneidade é o local aonde o homem tenta provar a sua independência da natureza, porém não é de hoje esse conceito de cidade como um local que acolhe o homem e facilita a sua vida. Desde o tempo dos homens das cavernas o agrupamento de pessoas foi o meio que o homem encontrou para poder sobreviver, algo semelhante ao ditado “A união faz a força”. Tudo o que se seguiu visava sempre viabilizar o crescimento e sobrevivência dos povos. Assim foram surgindo os primeiros passos na domesticação de animais, o uso de ingredientes para conservar a comida por mais tempo, e etc.
O que isso tem a ver comigo?
Podemos ver certas transformações no espaço e nas práticas urbanas que podem ser verificadas nas cidades, o aumento na quantidade de informações entre as pessoas e as estruturas, facilitando mais ainda a vida das pessoas é um dessas transformações. Um exemplo disso é o Gmail tendo acesso a nossa vida pessoal através dos nossos emails para com isso nos apresentar o melhor conteúdo de acordo com as nossas características. Isso, porém é só a ponta do iceberg. As diversas práticas sociais da cultura, ou melhor, da cibercultura (chats, listas, blogs, email e etc) estão, pouco a pouco, transformando e reestruturando a vida social.
Importância
As relações na sociedade moderna e as transformações pelas quais ela está passando tem um grande importância para todas as pessoas. Podemos até mesmo comparar isso com as o modo que se davam as relações sociais e como estas relações se dão hoje. O modo como estamos acostumados a interagir com as pessoas e as estruturas está mudando com uma velocidade incrível, assim dentro de alguns anos pequenas ações como ir ao shopping para assistir um filme e fazer compras pode até mesmo deixar de existir.
Nenhum comentário
Postar um comentário