Para o dicionário Aurélio, Social significa "da sociedade, relativo à ela, ou sociável". Por sua vez, Sociável significa "que se pode associar e quem gosta de vida social".
Partindo desses radicais, a palavra sociabilidade é uma variante, onde significa o ato de praticar o social, com um agravante: utilizando aparelhos tecnológicos. Ou seja, gostar de ter uma vida social - virtual.
Por muito tempo esse social, a interação entre as pessoas, só era passível de acontecer por meio do contato físico, da conversa cara a cara, olho a olho.
A partir do momento que a "sociabilidade" se juntou com o "virtual" tudo mudou de figura!
Virtual no Aurélio significa "que existe como potência, mas não realmente, ou com possibilidade de realizar-se". Sociabilidade virtual permeia justamente por este campo, a possibilidade de ter uma vida em contato com as pessoas, só que por meio de aparelhos eletrônicos, sejam eles quais forem.
Com o advento dos celulares e, posteriormente, da internet e suas redes sociais, a possibilidade de contato entre pessoas que, por razões geográficas, estão longe, tornou-se bem mais fácil e rápida. Atualmente, esses aparelhos funcionam não só para o social, mas para facilitar a vida de todos, já que por intermédio da internet não precisamos sair de casa nem para ir ao banco, ver um filme, manter amizades, "viajar" ou até, por mais absurdo que possa parecer, namorar. A internet virou então a extensão da vida (dita como) real! Uma interação que antes era limitada, hoje não é mais. "Novos padrões, seletivos, de relações sociais, substituem as formas de interação humana territorialmente limitada." (p.98) - Manuel Castells.
Da forma que for, seja com blog's, e-mail's, chat's e, as tão faladas, redes sociais, as pessoas se socializam cada vez mais pela internet. Porém, será possível socializar, ou seja, ficar próximo de alguém, pela internet?? Isso não seria um afastamento ao invés de aproximação?? Há quem defenda os dois lados. Hoje, se formos a um local público e percebermos os grupos de pessoas a nosso redor, poucas não estão com seus celulares, que possuem acesso a internert e não estão conferindo uma nova "twitada", um novo "post" ou um novo status "curtido". É preciso ter cuidado, mas há males que veêm para o bem. Muitas manifestações importantes começaram pela força de um "post", um "tweet" ou uma "curtida"!
"O individualismo em rede é um padrão social, não um acúmulo de indivíduos isolados" (p.109) - Manuel Castells.
Nenhum comentário
Postar um comentário