quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Momento de Cultura

Você já ouviu falar de "Olhar Flâneur"? Sabe o que é Flânerie?
Primeiramente, quando escutei o termo "Flâneur", o primeiro sentimento que me veio foi o estranhamento(ou seja, o desconhecimento de algo), guarde essa palavra.

Bem, aqui tentarei explicar um pouco sobre o Olhar Flâneur e como ele é usado na Comunicação.
Esse olhar, definido por Baudelaire(não exatamente com essas palavras), é o olhar "novo", sobre o "velho"(objetos antigos, comuns; costumes, vestimentas, e outras). É esquecer o que lhe disseram sobre "aquilo", e fazer Sua interpretação do que seja, "aquilo". Aquele estranhamento sobre algo, é o que desperta a curiosidade, o interesse. Esse é o Olhar Flâneur. É o "olhar do estrangeiro", aquele olhar que vê novidade em tudo que encontra.

Flânerie é a ação do Flâneur[tradução vadio(falarei depois sobre o uso desse termo)]. É o ato de sair por ai procurando novidades, desvendando mistérios, tentando compreender o sistema das coisas, expressando sua opinião sobre o que encontrar.

E O FLÂNEUR?? QUEM É??!!!! POR QUE É CONSIDERADO VADIO?!! OU OCIOSO??!!

Calma. Calma. Calma leitor...

O Flâneur é considerado Vadio ou Ocioso, pois sua missão é a de "sair por ai"(como explicado no 3º paragrafo). Ele não está preocupado com o trabalho, seu dever é encontrar coisas novas, para isso ele deve explorar sua cidade. Ou seja, "vadiar". Por isso o termo Vadio é relacionado ao Flâneur.
Essa citação explicará melhor o que é o Flâneur: "O flâneur não participa do jogo de consumo, não trabalha, seu métierse iguala ao de um crítico de arte cujo objeto não são as cores ou o tom de um quadro, mas a vida que passa cada vez mais veloz diante de seus olhos, a urbe e seus mistérios fascinantes.".

O Olhar Flâneur na Comunicação.
A melhor maneira de explicar a Relação entre o Olhar Flâneur e a Comunicação é dando como exemplo o próprio blog. Pois ele é uma ferramenta que lhe permite a "exposição" de sua opinião, para um público diverso. Devido sua utilização primária ser a mesma de um diário, o leitor deve compreender que nesse espaço, a opinião do autor, ném sempre será imparcial.
Também podemos ferramentas possuidoras de mesma função, como os vídeos, as fotos e outras ferramentas. Mas creio que toda ferramenta que se utiliza do texto, resulta na melhor compreensão do leitor.

Fontes:





Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall