segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Meu vizinho desconhecido

Logo em seu início, "Medianeiras" já apresenta uma angulação de câmera e narração que denotam afastamento do observador. Os primeiros minutos do filme dão a ideia de estarmos assistindo a um documentário (essa foi minha suposição, inclusive), graças a falta de personagens e os dados sobre Buenos Aires que são ditos na tela.

Após a introdução dos personagens, vizinhos, porém sem qualquer ideia da existência do outro, sendo um isolado no mundo da internet e com um leve trauma pós-término, e uma complexada com relacionamentos e claramente afetada pela lotação da cidade, começamos a perceber melhor as semelhanças do filme e do livro "Amor Líquido", de Zygmunt Bauman. No texto, as novas relações humanas com a chegada dos celulares e da presença constante da internet são tratadas como aquelas que realmente importam para a sociedade onde vivemos.

O protagonista Martin vive uma forma mais virtual do isolamento, passando seus dias e noites (já que pouco dorme) em frente ao computador, utilizando-o para trabalho, compras, entretenimento, tudo, ao mesmo tempo em que evita ter de sair de casa. Esse comportamento é levemente retratado no livro, na passagem sobre o isolamento dos jovens, ansiosos para saírem do mundo exterior e correrem para trancarem-se em seus quartos.

No caso de Mariana, o que lhe incomoda é a falta de capacidade de se relacionar com outras pessoas, inclusive, fugindo de encontros, por ter medo de se arriscar. Essa fobia é mostrada claramente em um momento muito interessante, onde é revelado a fobia da protagonista de entrar em elevadores. Fobia essa que é curada da melhor maneira possível, com o encontro do tão sonhado Wally na cidade, desafio maior da vida de Mariana. Relacionando ao texto de Bauman, percebemos esse afastamento dado aos vagos relacionamentos que construímos no cotidiano, sendo ele passageiros, como todos as pessoas com quem Mariana se relaciona.

Sendo um exemplo perfeito para "vizinhos, ao mesmo tempo que distantes", "Medianeiras" é uma ótima exemplificação dos pensamentos de Bauman. Mesmo para quem não conhece o livro, é um ótimo entretenimento para quem pretende ter uma visão diferente da sua sociedade.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall