quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Welcome to the Jungle!

imagem: we heart it

Cada vez mais nos deparamos com novas tecnologias fazendo parte do nosso cotidiano: O despertador que nos acorda para mais um dia, o metrô que nos transporta ao nosso trabalho, o computador que nos deixa conectados ao mundo durante o trabalho e em casa a TV que nos distrai depois de uma longa jornada, e vivemos asim, sempre conectados. Segundo Saint Simon, embora toda cidade seja um artefato complexo composto por diversas redes materiais e espirituais, podemos ver as atuais cidades como uma cidade-ciborgue.


O cotidiano cada vez mais interativo com o mundo cibernético é a maior característica para a cidade-ciborgue.As pessoas, que antes para se comunicar necessitavam visitar umas às outras para saber notícias suas, comunicam-se cada vez mais por meio da telecomunicação, então existe uma grande necessidade dos estudiosos de entender o fenômeno da cibercultura, e como a sociedade têm reagido ao grande número de amigos, os quais no mundo "offline" não interagem da mesma maneira.

Nota: O tema me pareceu bastante interessante e intimamente relacionado ao momento da década que estamos vivendo. Imagino que a cadeira de Sociedade da Informação vá desmitificar várias questões sobre a cibercultura e a cidade ciborgue, gerando ótimos debates, mal posso esperar!

fonte: Cidade-ciborgue:  a cidade na cibercultura

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall