segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Virtual

Quando se fala que algo é "virtual" a primeira coisa que vem a nossa mente é a noção de algo contrário ao "real", ou seja, algo que não se concretizou, porém possui o potencial de realização. Segundo Pierre Lévy, um dos maiores estudiosos a tratar do tema, "a palavra virtual vem do latim medieval virtualis, derivado por sua vez, de virtus, força, potência, portanto é algo que não existe no formato físico e é "mediado pela tecnologia".
O virtual é tudo aquilo que não é palpável, geralmente é alguma abstração do real e se contrapõe ao atual funcionando também como um simulacro de algo (Memória virtual, Disco Virtual).
Muitas vezes o termo "virtual" é utilizado de maneira incorreta pois quando falamos em "namoro virtual" ou "escola virtual" o adjetivo "à distância" seria mais adequado aos termos em questão. Vale ressaltar que as novas mídias digitais, em particular, colaboram para a popularização do "virtual", por ser um termo que está em evidência e é intimamente relacionado a ascensão tecnológica.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall