quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Origem com base nas ideias de Pierre Lévy.


O filme a Origem  tem uma história bastante complexa mas ao mesmo tempo muito interessante pois nos faz sair do pensamento comum  junto com o personagem “Cobb” vivido pelo ator Leonardo Dicaprio. Este personagem é um homem muito inteligente e ousado capaz de entrar em sonhos alheios com o objetivo de roubar informações jamais invadidas do subconsciente.

Cobb é um homem sem limites, envolvido em seus estudos sobre a mente  é capaz de levar sua mulher “Mal” a experimentos. Ela e “Cobb”  decidem viver em um sonho.Sua esposa se aprofunda muito e acaba se matando pois não sabe mas distinguir o que é sonho “virtual” e realidade. Depois deste fato Cobb é dito culpado pela morte de sua esposa e acaba fugindo para não ser preso. A culpa da morte de “Mal” se transforma em lembranças e todas as vezes que ele entra no sonho de outras pessoas estas lembranças interferem na sua  missão.

O personagem não se da conta que ele mesmo estar confundindo sonho e realidade dando margens ao limbo: onde a realidade se funde com o sonho e não consegue sair. Podemos ver um exemplo disto na cena em que Saito morre no sonho de Yusef e Cobb precisa ir ao seu resgate.

Saito é um empresário que faz uma proposta ao personagem Cobb. Ele precisa que Cobb  entre na mente de Richard Fischer, herdeiro de um grande império econômico, convencendo-lhe a desmembrar seus negócios. Cobb aceita a proposta e monta seu grupo de pessoas. Ele conta com a ajuda do parceiro Arthur , a  arquiteta que irá construir os sonhos Ariadne e Eames , que consegue se disfarçar no mundo dos sonhos, além de outros integrantes.

O filme é repleto de idas e vindas dos personagens nas cenas, mostrando com isto a virtualização “deslocamento” e criação de realidades. Ao invadir a mente de Richard Fischer Cobb sofre diversas atualizações. Até chegar a missão final, os outros personagens se permitem testar possibilidades “Criações de cenas dentro de outros sonhos”.


No final do filme Cobb consegui voltar pra casa através de seus sonhos partilhados entre seus companheiros de sonho. Todas as cenas mostradas no final é “Virtual” ou seja possui uma ausência de existir e é só uma ilusão não concreta de Cobb. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall