quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A origem X O que é o virtual?



O filme “A origem” dirigido por Christopher Nolan e produzido por Emma Thomas, em 2010, conta a história de uma equipe que invade os sonhos das pessoas para roubar segredos e “plantar” novas ideias em suas mentes para manipular decisões específicas de negócio. Cobb é um foragido da polícia que a pedido de Saito, e em troca da retirada de suas acusações, entra nos sonhos alheios para roubar informações, sendo assim, Saito lhe propõe inserir uma ideia na mente do seu concorrente, Fischer.

Para iniciar o processo de invasão de subconscientes, Cobb conta com uma equipe que se encarrega de várias atividades como, personificar as pessoas em seus sonhos e construir os cenários em que o sonho acontecerá. Tudo isso quando estas pessoas se encontram no estado de sono, mas Cobb enfrenta algumas dificuldades para concluir a operação: as projeções virtuais(virtualização) de Fischer funcionam com uma forma de auto-defesa mental através de armas. Para solucionar o problema outra estratégia é pensada.

Sendo os sonhos as criações do subconsciente das pessoas, os locais presentes e as pessoas projetadas na mente humana, para Pierre Levy é o possível, que se encontra no plano virtual, que é exatamente como o real só falta existir. Para o possível se tornar real é preciso passar pelo processo de atualização que consiste na invenção de uma solução para solucionar um problema.

A grande preocupação de Cobb em inserir novas ideias na mente de Fischer, se dá porque os sonhos(o virtual) tendem a atualizar-se(solução de um problema) sem passar pela concretização efetiva. O virtual de opõe ao atual, mas todo virtual tende a encontrar sua consistência essencial no problema.


Somente ao final do filme o virtual se torna atual, quando Cobb tem êxito na sua operação de implantar ideias na mente de Fischer e tudo se materializa.

Tircianny Araújo

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall