quarta-feira, 30 de outubro de 2013

[ENTREVISTA] WebTV NIC



Fui conversar com os alunos da WebTV NIC para saber em primeira mão como é fazer televisão na Web e como funciona a rotina de produção e gravação dos programas.

Em busca de novos caminho e opções interessantes dentro do Núcleo Integrado de Comunicação, o NIC, esses alunos participaram da primeira seleção feita para a célula de WebTV. A aluna e estagiária da célula, Gabriela Nepomuceno, destacou o valor da experiência de fazer TV na Web. "Eu sempre quis TV, então quando abriu seleção aqui para o NIC eu procurei logo alguma coisa que tivesse televisão no meio. Eu não sabia como seria, como as coisas funcionavam, o que se fazia numa WebTV, mas no final deu certo. E agora TV e WebTV são o que eu quero fazer", afirmou.

E a rotina de produção e gravação é árdua. Na WebTV NIC todos são produtores, repórteres, câmeras e editores, o que garante a vivência completa do fazer televisão. "A gente vai atrás de ver quem vamos entrevistar, depois entramos em contato com essa pessoa, então gravamos e, então, editamos tudo", enumera Gabriela.

"Nós divimos em editorias, por exemplo, o Lucas [Freire] é da editoria de música, então quando ele foi entrevistar o Fagner, ficou decidido que naquela semana a grande entrevista seria da editoria de música. Daí nós fazemos o reteiro, estudamos a vida do cantor, faz uma pré entrevista - para não ficar perdido e então mostramos todo o material para o professor Glauber", explica Jamile Soares, estagiária da WebTV.

É papel do professor orientador da célula, Glauber Filho, complementar conteúdo e dá as últimas orientações antes da entrevista e da edição.

A periodicidade dos vídeos e sua distribuição durante a semana são variáveis, como me explica Gabriela. "Às vezes conseguimos uma entrevista com alguém interessante aqui da cidade mesmo ou tem algum evento acontecendo, ou uma data comemorativa. Assim, podemos fazer dois, três vídeos durante a semana, depende muito do que aparece e do que conseguimos aproveitar", explica.

O agendamento de entrevistas em uma WebTV acontece exatamente do mesmo jeito que em uma televisão tradicional, como bem explica Jamile. "Para não ficar desorganizado nós sempre agendamos com antecedência e avisamos uns para os outros. É importante lembrar que o entrevistado às vezes não pode em um determinado dia, daí temos que agendar direitinho", explica.


Todos se envolvem na finalização de cada vídeo, não importa quem entrevistou ou quem gravou. O esforço é para não deixar nada pendente antes de partir para o próximo projeto.

Quanto à especialização, o pessoal da WebTV NIC me esclarece, para fazer televisão na web é primordial um curso de câmera e de edição de vídeo. "É importante para não atrasar material por falta de alguém para fazer. Por exemplo, às vezes não conseguimos um câmera ou um pessoa para editar o vídeo, com os cursos podemos fazer nós mesmos", ilustra Jamile.

E eles me garantem, a WebTV está afinada dentro e fora do NIC, recebendo sugestões de pautas e elogios em sua fan page no Facebook. Interatividade não é problema para essa galera.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall