quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O filme "A Origem" e os conceitos de Pierre Lév

Em diversos momentos de nossas vidas, é possível notarmos a presença dos conceitos de Pierre Lévy que são: virtual, Atualização, Virtualização e Atual. O virtual se trata de uma idéia, um pensamento, algo que ainda não é físico, porém pode ser considerado real. A atualização é a materialização do virtual. Em seguida, se passa pela virtualização que são os problemas que acontecem no “caminho” até que a idéia seja de fato concretizada, então se chega ao atual, que é quando enfim, a idéia é materializada. Para ilustrar e esclarecer melhor esses conceitos, irei inseri-los na resenha do filme “A Origem” que é um exemplo ideal de onde esses conceitos podem ser observados.

O Filme é dirigido pelo renomado Christopher Nolan e estrelado por Leonardo DiCaprio que interpreta Cobb. No filme, Cobb é especialista em entrar na mente humana, por meio dos sonhos, que é a hora que a pessoa está mais vulnerável, e modificar as coisas por lá, e conseqüentemente isso pode alterar as coisas no mundo “real”. Cobb é o melhor no que faz, mas é também foragido da polícia, e aceita a proposta do empresário japonês Saito (Ken Watanabe), de implantar uma idéia na mente de Richard Fischer, que herdou do pai um poderoso império que precisa ser dividido. A idéia que Cobb precisa implantar, é de que o pai de Richard o amava e se importava com ele. Em troca, Saito irá inocentá-lo.  

A história se desenvolve e Cobb começa a pensar em como colocar o seu plano em prática, para isso ele convida seus parceiros Arthur (Joseph Gordon-Levitt), Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy). Todo esse processo de idéias que eles têm e a forma como eles planejam a melhor maneira de realizar o plano é o virtual, pois a idéia ainda é apenas uma idéia. Depois que eles começam a executar, colocar os planos em prática, é a atualização, pois já existem ações, que é quando eles projetam os três níveis de sonho. Até Cobb conseguir alcançar seu objetivo, ele passa por diversos problemas. Essa é a fase da virtualização, pois existem complicações quando, por exemplo, eles descobrem que a mente de Richard é protegida e militarizada, e são atacados por um grupo armado. Todas as complicações que surgem durante o processo consistem na virtualização, pois eles precisam re-analisar e pensar em uma forma de superar isso. O atual ocorre, quando finalmente, ele consegue implantar a idéia na mente de Richard, conquista sua tão sonhada liberdade e retorna para casa para rever seus filhos. Seus desejos e idéias são materializados.  


Suélen Ramos

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall