quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A ORIGEM - Lucas Medeiros

                         Virtual > Atualização > Virtualização > Atualização > Atual
Virtual:
O sonho é virtual, não material, mas é real, pois existe. Durante todo o filme vemos pessoas entrarem nos sonhos de outras pessoas, chegando a entrar no sonho do sonho e assim alcançando vários níveis. Tudo aquilo é real no filme, pois aconteceu. O virtual é uma das formas de ser da realidade.
No filme mostra que no sonho pode se viver como outro estilo de vida, como o fato de 
Cobb e sua mulher, Mal, viverem em um sonho por anos e anos, sendo ela uma projeção do seu subconsciente. Outra cena retrata isso quando o Químico mostra várias pessoas que vão a ele para serem “acordadas” quando o sonho passou a ser sua “realidade”.
Na história a equipe de Cobb é contrata por Saito para entrar fundo na mente de Fischer e fazer uma inserção plantando uma ideia em sua cabeça derrubando assim seu império.
Atualização
Durante a primeira parte do filme vemos toda a preparação e um processo para que o plano de entrar na mente de Fischer dê certo. Ariadne é a arquiteta, cria os labirintos e todo o background dos sonhos, Arthur pesquisa tudo sobre a vida do alvo, Yuself é o químico responsável por criar sedativos caso seja necessário entrar em mais níveis no sonho.  Entre outros responsáveis que fazem de tudo para que a operação dê certo, e quando Fischer acordar e voltar pra o “aqui agora” ele esteja com a ideia plantada na cabeça.  Esse processo de fazer o desejo se tornar atual é chamado de atualização.
Virtualização:
Ao entrarem na mente de Fischer eles são atacados pelo subconsciente do mesmo que tenta se devende-lo, pois ele recebeu um treinamento para isso. Dentro desse sonho eles se deparam cm um problema: não basta morrer para acordar pois estão muito sedados, morrer pode significar ficar preso no limbo onde a pessoa não sabe o que é verdadeiro ou falso, onde tudo pode acontecer.  Entrar em mais níveis no sonho é a única solução para ir pra frente.
Outro problema ocorre também quando Mal aparece e mata Fisher dentro do sonho.
Virtualização é quando ocorre um problema e deve passar pelo processo novamente.
Atualização:
Voltamos então para um planejamento e um processo para o desejo de tornar atual: Atualização. Ariadne tem a ideia de viajar para o mundo , que Cobb criou com Mal, para poder acordar Fischer enquanto ele é reavivado no sonho onde ele morreu, e assim o plano prosseguir. Cobb fica com Mal enquanto os outros membros acordam com os chutes.
Atual:
No final Cobb se encontra com um Saito já velho e pede para que ele volte, para que sejam jovens de novo. Cobb então acorda para o atual, o concreto,  o final do filme divide opiniões, pois apesar de tudo parecer atual seus filhos estão com as mesmas roupas e não é mostrado o Totem parando de girar.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall