terça-feira, 29 de outubro de 2013

Afinal, o que é WebTV?



Não podemos passar batido pelas transformações e transições que os meios de comunicação têm sofrido com o advento da internet e sua possibilidade de comunicação instantânea. Essas novas necessidades criadas pela nova forma de se comunicar e se situar no espaço transformou profundamente até os meios de comunicação de massa do século XX, como o rádio e a televisão. 

Não é difícil imaginar que essa tendência levantaria as bases para novas possibilidades de interação social. Foi nesse contexto público, aberto e colaborativo - típico da internet -  que surgiu a WebTV. 

Como já apontamos, na WebTV a interatividade é primordial, isso diferencia o seu conteúdo da programação televisiva que estamos acostumados. Dentre suas características estão: programas temáticos e ao vivo que ficarão online e disponíveis 24 horas por dia para serem vistos e revistos; possibilidade de montar uma grade do jeito que o telespectador desejar; além da participação em tempo real do webespectador (conteúdo colaborativo).

É importante destacar a diferença da WebTV para vídeos on demand (filmes e programas de TV sob demanda) ou mesmo os conhecidos Vlogs. Esses tipos de vídeos fazem parte da programação da WebTV, porém de forma interativa, de forma que você pode montar a sua própria grade de programação e não simplesmente vendo os vídeos dispostos em uma lista. 

Hoje podemos criar nossa própria TV interativa, via web, de qualquer lugar do mundo. E, com isso, novas formas de sociabilidade surgem todos os dias. É de vital importância, portanto, que os profissionais que produzem conteúdo, seja para web ou para as demais plataformas, dialogem com essa nova forma de interagir e participar na contemporaneidade.



Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall