quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A Origem do Virtual


O Filme A Origem, de Christopher Nolan, mostra a história de Cobb (Leonardo DiCaprio), um especialista em se infiltrar nos sonhos de outras pessoas para descobrir segredos e ideias. Porém, após receber uma proposta de Saito para colocar ideias na mente de alguém através dos sonhos, Cobb monta sua equipe para obter sucesso na missão. Contudo, obstáculos fazem com que o processo seja mais complicado e em alguns momentos o protagonista enfrenta problemas pessoais que fazem com que a infiltração fique ainda mais difícil.

Algumas cenas do filme possui grande relação com o texto de Pierre Levy, " O que é o virtual? ", por exemplo no momento em que a esposa de Cobb, Mal, ao voltar do Limbo para o mundo atual pensa que ainda esta sonhando, com isso Cobb tenta colocar na mente dela que aquele mundo é sim o atual, essa parte representa o que Pierre Levy chama de Virtual, uma ideia ou desejo de alguem, algo que seja real porém não concreto.

Outra relação do filme com o texto é quando a equipe está no processo de infiltração da ideia deles (de abrir mão das empresas do pai) na mente do Flinch,  esse processo representa Atualização, pois eles procuram concretizar o desejo de implantar a ideia (virtual para atual).

A cena que descreve a Virtualização, é quando Mal surge na hora em que o problema está quase resolvido e cria um outro problema, atirando em Flinch e fazendo com que Cobb tenha que ir busca-lo no Limbo, dificultando assim a missão.

Finalmente explicando o Atual, a cena final é um bom exemplo, pois apesar da incógnita se Cobb está ou não sonhando, acredito que no momento em que ele chega em casa para abraçar os filhos seja algo concreto e atual e não um sonho virtual.




 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall