quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A ORIGEM X PIERRE LEVY

            De maneira geral, o filme trata da inserção de uma ideia, na mente de uma pessoa, através dos sonhos. Sendo que, para tanto, há a necessidade de um grupo de indivíduos, cada qual com um papel importante para a realização de tal feito.
            Nesse intere, segui-se todo o enredo da história, tendo como característica as idas e vindas nas ‘camadas’ dos sonhos, ou melhor, um sonho dentro do outro e assim sucessivamente.
Fazendo um paralelo entre o filme e o assunto estudado em sala, no qual o autor Pierre Levy trata da atualização (solução de um problema) e virtualização (passagem de uma solução para outro problema) de alguns aspectos da atualidade, tem-se que: o atual seria enquanto os personagens estão acordados, a vida diária/material como a conhecemos. E o virtual seria enquanto os personagens estão sonhando; que no caso, para o autor, também é real enquanto potência.
Exemplo claro de atualização seria quando há a preparação da ‘equipe’ no intuito de desenvolver a melhor tática para colocar/plantar uma ideia na mente de um indivíduo, no caso do personagem da foto abaixo:


Já a virtualização seriam os diversos ‘contratempos’ que surgem, enquanto a equipe está tentando por em prática o plano em questão, como por exemplo, o fato de surgir, vez por outra, a ‘intervenção’ da falecida esposa do personagem de DiCaprio, quase como tentando sabotar toda a atualização do problema que eles tinham em mãos, ou melhor, em sonhos.


                                                          


Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall